A taça da Conmebol Libertadores está prestes a ganhar mais uma placa para a coleção. No dia 4 de novembro, no Maracanã, Fluminense e Boca Juniors lutam por um lugar na base do troféu. Festa para uns, preocupação para outros. Isso liga o alerta na Conmebol, já que vê o objeto chegando ao limite para receber novos campeões. Porém, o que a entidade sul-americana pensa a respeito?
Conmebol já estuda as opções para seguir, mas não tem pressa para bater o martelo. Neste momento, há mais dois espaços para receber as plaquinhas (para os campeões das edições de 2023 e 2024). Depois disso, a entidade terá que tomar uma decisão. Assim, algumas possibilidades são trabalhadas:
Aumentar a base da taça e permitir a entrada de mais placas ao redor dela;
Diminuir o tamanho das placas e permitir que novas peças sejam adicionadas;
Parar de adicionar placas e começar o troféu do zero.
A Conmebol ainda terá dois anos para pensar a respeito.
Fluminense e Boca Juniors se enfrentam na final da Conmebol Libertadores, às 17h (de Brasília), no Maracanã, em jogo único, no dia 4 de novembro. Empate no tempo regulamentar leva a partida para a prorrogação e, depois, para os pênaltis se persistir a igualdade.
Fluminense dá prioridade a plano popular
Em meio a discussões sobre elitização do futebol, o Fluminense tomou uma decisão mirando um de seus planos de sócio mais populares. A venda de ingressos para a final da Conmebol Libertadores, entre Fluminense e Boca Juniors, marcada para 4 de novembro, começa nesta segunda-feira, às 15h, e o torcedor do plano Leste Raiz, que paga mensalmente R$ 35, terá prioridade 1 para adquirir o bilhete.
Para se associar nesta categoria, é preciso ser maior de idade e receber até R$ 1.500 — a adesão é presencial na sede do clube para que sejam apresentados os documentos para comprovação de renda. Ele faz parte de uma política do clube de dar espaço a sócios e torcedores de diferentes condições financeiras e sociais.
O Fluminense argumenta que o plano foi pensado para contemplar a todos, mas a decisão chama a atenção por se tratar de uma final de Libertadores.