Paulo Autuori é o nome escolhido para o comando do Cruzeiro até o fim desta temporada. O diretor celeste ocupa a vaga de treinador deixada por Zé Ricardo no último domingo. A missão do novo técnico é salvar o time do rebaixamento.
Autuori está no clube como diretor-técnico desde agosto deste ano. O Cruzeiro informou que "após debates e análises sobre o próximo comandante da equipe, Paulo Autuori atendeu à solicitação da diretoria do Cruzeiro Esporte Clube - SAF para integrar interinamente a comissão técnica da equipe principal".
O treinador do sub-20, Fernando Seabra, e o auxiliar permanente, Vinicius Rovaris, vão compor a comissão que vai acompanhar Autuori nos próximos seis jogos.
O time chegou a tentar a contratação de Vanderlei Luxemburgo, mas sem sucesso. O Cruzeiro afirma que "o objetivo é que o clube mantenha o seu alinhamento operacional interno e concentre todas as forças e energias para os próximos seis jogos da competição".
O novo treinador pega o time em 17º lugar, com 37 pontos, um a menos que o Bahia, primeiro time fora da zona do rebaixamento. O Cruzeiro tem dois confrontos diretos com clubes que também lutam contra o descenso para a segunda divisão. Vasco e Goiás são jogos importantíssimos para a permanência do time na série A.
Passagens pelo Cruzeiro
Paulo Autuori já tem três passagens pelo Cruzeiro como técnico. A primeira foi em 1997, quando conquistou a Libertadores. Ainda trabalhou na Toca em 2000 e 2007. O retorno para a função de diretor técnico, trabalhando próximo à comissão e ao elenco, ocorreu no início de agosto.
Paulo Autuori tem 67 anos e vasta experiência no futebol mundial, seja como técnico ou fora das quatro linhas. O último trabalho foi como treinador do Atlético Nacional, da Colômbia, mas, antes disso, vinha exercendo funções nos bastidores.
Também à beira do campo, conquistou a Libertadores e o Mundial de 2005, com o São Paulo, além do Brasileirão de 1995, com o Botafogo. Acumula ainda passagens por Bulgária, Catar, Japão, Peru e Portugal.
Cruzeiro suspende venda de ingressos
Com uma possível punição de portões fechados até o fim da temporada, o Cruzeiro suspendeu a venda de ingressos para o jogo contra o Vasco, no dia 22 de novembro, no Mineirão. A venda do passaporte para as três últimas partidas como mandante (Vasco, Athletico-PR e Palmeiras), também foi suspensa.