Os feitos de Daiane dos Santos em 15 anos de carreira renderam a ela uma homenagem e tanto no Prêmio Brasil Olímpico 2022, realizado na noite desta quinta, no Rio. Aposentada da ginástica artística desde 2012, a gaúcha de 39 anos foi convidada para subir ao palco da Cidade das Artes - ao som de Brasileirinho - para receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva.
A honraria criada pelo Comitê Olímpico do Brasil tem o intuito de homenager alguém que represente "os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo, como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo".
Dona de nove medalhas de ouro em etapas da Copa do Mundo de Ginástica, Daiane entrou para a história em 2003, quando conquistou, em Anaheim, na Califórnia, o primeiro título do Brasil em Mundiais da modalidade.
- Não esperava ser escolhida nesse Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que é uma pessoa que representa muito para o esporte brasileiro. Não consigo explicar essa honra em palavras. Como é bom estar sendo a representação do esporte feminino, da mulher preta. Espero que esse meu lugar aqui hoje seja inspiração para outras mulheres - disse Daiane.
Dona de dois movimentos que ganharam o nome dela - o Dos Santos I e o Dos Santos II - após ser a primeira ginasta no mundo a realizá-los, a gaúcha acredita que o seu sucesso abriu portas para a ginástica brasileira chegar ao patamar atual.
- Com certeza ajudou. Quando uma atleta vai bem, vão surgindo outras atletas boas na sequência. Fico muito feliz de ver que hoje o Brasil tem campeões olímpicos e campeões mundiais. Me orgulha muito ver atletas como o Arthur Zanetti, Arthur Nory, Rebeca Andrade e muitos outros representando o Brasil da melhor forma - comentou.
Sobre Rebeca Andrade, eleita a melhor atleta do ano do Prêmio Brasil Olímpico, Daiane vai além:
- Ela está no caminho certo para seguir tendo uma carreira vitoriosa. A Rebeca é uma atleta muito focada que está colhendo muito o que plantou. Fico feliz em ver o sucesso dela porque ela merece muito - finalizou.