A vitória do Fluminense sobre o Sporting Crial por 3 a 1, na última quarta, no Estádio Nacional de Lima, no Peru, na estreia da Libertadores, também ganhou destaque na imprensa internacional. Na Argentina, o "Diário Olé" chamou Germán Cano de "Canogol" e classificou a estreia de Marcelo na competição como "histórica". O peruano "El Comercio" colocou o Flu como um dos candidatos ao título.
O "Diário Olé" apontou que o Fluminense sentiu o primeiro gol, mas exaltou o poder de reação da equipe ao "mostrar sua superioridade". "O Flu impôs sua categoria com lampejos, mas com grande qualidade coletiva e individual", diz o texto do jornal.
A reestreia de Marcelo com a camisa do Fluminense também marcou a primeira partida do jogador na Libertadores e foi lembrada pelo jornal. Os argentinos exaltaram a categoria do lateral no lance do segundo gol: "Demonstrou toda sua qualidade".
O peruano "Depor" também apontou o poder de reação da equipe de Fernando Diniz após sair atrás no marcador: "Pisou no acelerador". Já o jornal "El Comercio" colocou o Fluminense como um dos candidatos ao título e afirmou que o nível da equipe tricolor exigia muito mais do que o Sporting Cristal tinha enfrentado até então.
Atuação em Lima
A primeira oportunidade tricolor no jogo foi criada por Árias, que atravessara o campo da direita para a esquerda. Na imagem abaixo, é curioso que, caso fosse traçada uma linha transversal ao campo, todo o time do Fluminense estaria na “metade esquerda”. O lance terminou em finalização de Cano e defesa do goleiro do Cristal.
Aos poucos, o time foi se adaptando ao jogo. Ganso teve participação mais ativa nos primeiros passes e o Fluminense encontrava opções às costas da pressão do Sporting Cristal, mesmo que para isso precisasse de passes mais longos. No segundo tempo, outro momento que causou certa preocupação. É como ver esta equipe defender muito perto de seu gol, com os dez homens de linha nas imediações da área. A questão é que houve passagens da segunda etapa em que o time teve dificuldades de sair de trás. Não houve tantos sustos. Basta notar que, pelo índice conhecido como Gols Esperados, ou Xg, que avalia a qualidade das oportunidades criadas e quantos gols, em tese, cada time deveria ter marcado, o Fluminense terminou o jogo com 3,69, contra apenas 0,92 do Sporting Cristal. Os dados são do Wyscout.