Você está em:

Mercedes terminou F1 2023 sem vencer: o que deu errado no carro?

Decisão de manter conceito de 2022 no modelo de 2023, apesar de sua ineficiência já provada, comprometeu melhorias
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Há dois anos, quando a Mercedes empilhava troféus de vitórias e oito títulos de construtores, quem imaginaria que a equipe voltaria a terminar um campeonato da F1 sem vitórias? Foi o que aconteceu em 2023, apesar de seu vice-campeonato de equipes e do terceiro lugar no Mundial de pilotos com Lewis Hamilton. E a responsabilidade pelo primeiro ano sem triunfos desde 2011 se deve principalmente ao W14, seu imprevisível carro da temporada; mas o que exatamente deu errado?

Marca de nascença
Reconhecida a ineficiência dos "zeropods" em 2022, a Mercedes não o repetiria em 2023, certo? Errado. A equipe chegou com um modelo semelhante com foco na suspensão traseira para evitar os saltos (bouncing e porpoising). Não funcionou, e nem a aclamada pintura preta trouxe sorte: na abertura do campeonato no GP do Bahrein, o time ficou a 50s do vencedor Max Verstappen.

  • Não acho que esse pacote será competitivo, eventualmente. Damos nosso melhor ao longo do inverno e agora precisamos nos reagrupar, sentar com os engenheiros e decidir qual é a direção que queremos seguir no desenvolvimento para garantir que estejamos competitivos para vencer corridas - declarou Wolff após a corrida.

O "zeropod" só foi descartado com a primeira grande atualização do ano, no GP de Mônaco, no qual o assoalho e suspensão também foram atualizados. A partir dali, a octacampeã faturou seis de seus sete pódios de 2023. Os sidepods foram remodelados mais uma vez junto com o assoalho no segundo maior pacote de atualizações do ano: na Bélgica, metade do campeonato.
Downforce ineficiente e excesso de arrasto

  • Estamos muito aquém em termos de downforce, então temos que aumentá-lo na parte traseira. Quanto mais traseira ganharmos, mais estável ela ficará e eu poderei atacar com mais confiança. Mas mesmo que mudemos isso, há algo específico no carro que eu nunca tive antes. É o que tem me deixado desconfortável - apontou Hamilton.

O downforce (gerado pelo assoalho do carro, asas traseiras, dianteiras, e sidepods) "gruda" o carro ao chão dando equilíbrio e aderência nas curvas. Porém, afeta o ritmo nas retas e causa arrasto (drag), força que "empurra" o veículo para trás deixando-o lento e forçando o motor. Ao reduzir o downforce, a traseira fica instável e há perda nas curvas; o W14 não conseguiu compensar nem um, nem outro.

Posts Relacionados

Fortaleza fecha maior contrato de patrocínio da história do clube

Fortaleza fecha maior contrato de patrocínio da história do clube

O acordo com a casa de apostas Cassino é de R$ 35 milhões por ano, totalizando R$ 70 milhões durante o período de vigência do

Efeito Neymar: Santos ganha cerca de nove mil sócios em um dia e esgota plano mais caro

Efeito Neymar: Santos ganha cerca de nove mil sócios em um dia e esgota plano mais caro

Nesta terça-feira, o clube esgotou as adesões ao plano Black, o mais caro do programa, e ultrapassou a marca de 57 mil associados

Pacaembu é reinaugurado após reforma de cerca de R$ 800 milhões

Pacaembu é reinaugurado após reforma de cerca de R$ 800 milhões

O estádio terá capacidade para 26 mil torcedores em jogos de futebol, mas estará apto a receber 40 mil pessoas em shows

Bahia ultrapassa R$ 100 milhões em compras de jogadores e já supera primeira janela de 2024

Bahia ultrapassa R$ 100 milhões em compras de jogadores e já supera primeira janela de 2024

O alto investimento do clube acontece não apenas para o futebol profissional, mas também para as categorias de base

João Fonseca supera Alcaraz e bate o recorde de forehand mais rápido do Australian Open 2025

João Fonseca supera Alcaraz e bate o recorde de forehand mais rápido do Australian Open 2025

Brasileiro aplicou golpe de direita de 181 km/h na partida contra Andrey Rublev na estreia do Grand Slam australiano

Fittipaldi vê potencial em Bortoleto e projeta: “Vai representar bem o Brasil”

Fittipaldi vê potencial em Bortoleto e projeta: “Vai representar bem o Brasil”

Brasileiro bicampeão mundial lembrou da força de pilotos latinos na elite do automobilismo e deu "benção" ao calouro da Sauber

Courtois defende Mundial de Clubes, mas critica excesso de jogos no calendário

Courtois defende Mundial de Clubes, mas critica excesso de jogos no calendário

O novo Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado entre junho e julho deste ano, ainda divide opiniões na Europa

Fifa The Best 2024: torcedores e capitães dão vitória a Vini Jr

Fifa The Best 2024: torcedores e capitães dão vitória a Vini Jr

O brasileiro foi o mais votado pelos torcedores e pelos capitães das seleções. Rodri foi o preferido dos treinadores e dos jornalistas

pt_BRPortuguese