As saídas de Thaciano e Thiago Santos reduziram a folha salarial do Grêmio, mas o clube gaúcho segue com necessidade de vender jogadores para reforçar o caixa. Caso a direção receba alguma proposta, mais jogadores podem deixar o elenco. E não só atletas do time profissional, como também promessas da base podem ser negociadas.
A situação financeira do clube gaúcho é delicada. Na última semana, a direção do clube apresentou ao Conselho Deliberativo o resultado financeiro de 2022, com déficit de R$ 96 milhões. Por isso, os dirigentes entendem que precisam arrecadar com venda de atletas.
O clube tem recebido sondagens por promessas das categorias de base. Internamente, o clube admite que pode negociar garotos, mas aguarda alguma uma eventual oferta que seja vantajosa, algo que ainda não aconteceu.
Ronald é o mais assediado. O volante de 20 anos ganhou visibilidade defendendo a seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20. Times da Inglaterra, Espanha e Itália procuraram mais informações sobre o jogador.
Quando retornou do torneio, o jogador fez alguns treinos com o profissional, chegou a ser relacionado para algumas partidas do Gauchão, incluindo o jogo de ida da final contra o Caxias, no último sábado, mas não chegou a entrar em campo. Se Ronald for para o Mundial da categoria, em maio, o clube acredita que o assédio deve aumentar.
O Grêmio também já foi alertado para a situação de Jefinho, atualmente em ação no Brasileiro Sub-20 (veja abaixo os melhores momentos da vitória sobre o São Paulo). O garoto de 16 anos é uma das joias do clube. No ano passado, com 15 anos na época, foi um dos destaques da equipe no vice-campeonato do Brasileirão Sub-17.
Nesta temporada, Jefinho passou a integrar a equipe sub-20. Em dezembro, o jogador ficou apto a assinar seu primeiro contrato profissional com o Tricolor. A multa rescisória para o exterior é de 50 milhões de euros (R$ 278 milhões).
Atualmente, na equipe profissional, quem tem maior potencial e foi mais valorizado no último ano é Bitello. O meia já recebeu sondagens e tem planos de realizar o sonho de jogar na Europa. A partir do meio do ano ele pode receber propostas.