Uma lista definitiva para evitar inconvenientes com o clube e valorizar os jogadores escolhidos. Esse foi um dos princípios definidos pela CBF para convocação da Seleção para o Mundial Sub-20. Por isso, o combinado é de que todos os 21 nomes chamados por Ramon Menezes já têm o ok para disputar a competição na Argentina entre 20 de maio e 11 de junho.
— Não sendo data Fifa, acaba não tendo a obrigação de liberar o atleta. Por isso faço questão de agradecer a todos esses clubes que liberaram esses atletas, em todas as nossas preparações, isso é muito importante. A vinda do atleta, vestir a camisa da seleção brasileira, ainda mais nesse momento da carreira, é muito bom — comentou o técnico Ramon Menezes, em entrevista na sede da CBF.
A pauta entrou em debate mais profundo ao longo da semana após o aviso por parte do Athletico-PR de que Vitor Roque não seria liberado. A situação somada ao fato de apenas sete dos 23 convocados participarem dos últimos amistosos levantaram o questionamento de até que ponto valeria o desgaste. A decisão foi que não.
Além de evitar o procedimento de desconvocação, a CBF entende que a presença na lista inicial serve para valorizar os liberados. Sendo assim, a negociação com os clubes foi prévia, com sim e não antes da divulgação dos nomes.
— Nós entendemos quando há uma desconvocação, quando o clube entende que é o momento do atleta ficar no clube. Nós já tivemos seis convocações. Não sou treinador de lamentar. Passo muita confiança para aqueles que foram convocados. Fizemos uma ótima convocação, com 21. Isso fez com que pensássemos um pouco mais na formatação do grupo, com atletas que fizessem duas ou mais funções — explicou o treinador.
Neste cenário, por exemplo, o São Paulo se antecipou com a não liberação de Beraldo e Patrick Lanza, o Fluminense de Alexsander, entre outros casos. Já o Palmeiras, manteve Endrick, mas em contrapartida permitiu a presença de Kaique, Michel, Giovani e Kevin.
O próximo passo agora é alinhar a data de apresentação dos liberados. O Vasco tenta manter Andrey Santos e Marlon Gomes para as partidas contra Coritiba e Santos pelo Brasileirão, o mesmo vale para o Peixe com Marcos Leonardo.