A possibilidade de os termômetros chegarem aos 40ºC durante as Olimpíadas de Paris fez o Comitê Olímpico do Brasil (COB) pela primeira vez investir em ar-condicionado. Como os climatizadores não vão ser fornecidos pelo Comitê Organizador dos Jogos, o COB decidiu desembolsar quase R$ 290 mil para instalar aparelhos de ar-condicionado nos quartos ocupados pelo Time Brasil na Vila Olímpica. As informações foram divulgadas primeiramente pela "CNN".
- O assunto realmente tem gerado uma preocupação enorme, frente a altas temperaturas nos últimos anos no verão francês. O COB entende como extremamente importante e irá priorizar esse investimento para garantir condições adequadas para o descanso dos atletas - disse Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Internacionais do COB.
Apesar da previsão de ondas de calor entre 26 de julho e 11 de agosto, período dos Jogos, os franceses levantam a bandeira da sustentabilidade e do ambientalismo. Por isso, o Comitê Organizador dos Jogos projetou os prédios da Vila Olímpica em blocos separados, permitindo a circulação de correntes de vento.
Localizada entre as cidades de Saint-Denis, Saint-Ouen e L’Île-Saint-Denis, na região metropolitana de Paris, a Vila é ligada à rede de refrigeração urbana. O sistema bombeia água do rio Sena para tubulações subterrâneas, conseguindo reduzir a temperatura em até 6ºC em relação ao ambiente exterior. Mais de 700 prédios de Paris são resfriados por esse sistema, incluindo o museu do Louvre e a Assembleia Nacional.
- O Comitê Organizador confirmou que não poderão mudar as estruturas dos prédios, apresentou o plano do sistema de condicionamento por geotermia para todo edifício, porém ainda assim, entendemos que não podemos correr o risco dos atletas, no momento mais importante de suas carreiras, não conseguirem descansar e estarem sujeitos a temperaturas elevadas nos quartos - disse Joyce.
Os organizadores das Olimpíadas esperam que a temperatura dos quartos fique entre 23ºC e 26ºC, estimando ambiente externo de até 33ºC. No entanto, no último verão, Paris teve picos de calor com termômetros ultrapassando os 40ºC. Por isso, delegações como Estados Unidos, Holanda, Canadá e Brasil pediram o ar-condicionado.