O Palmeiras começa nesta quarta-feira a busca por sua "obsessão": a Conmebol Libertadores. Tricampeão e já empatado como um dos maiores campeões do Brasil no torneio, o Verdão se prepara para enfrentar o San Lorenzo, na Argentina, com atenções divididas.
Ainda que a competição continental seja a mais importante do calendário, o Palmeiras viaja a Buenos Aires entre as finais do Campeonato Paulista com o Santos. Derrotado por 1 a 0 no jogo de ida, na Vila Belmiro, o time deve ter titulares poupados na Libertadores.
O Palmeiras já é o time brasileiro na Libertadores com: mais participações (24), mais jogos (234), mais vitórias (132) e mais gols (451).
Em mata-matas, é empatado com Grêmio o que mais chegou às oitavas (16) e quartas de final (12) e isolado o que mais disputou semifinais (11). Nas últimas quatro edições, o time chegou pelo menos nesta fase, sendo campeão em 2020 e 2021 e eliminado nas semis de 2022 e 2023.
Se conquistar o quarto título, o Palmeiras vai se isolar como o maior campeão da Libertadores entre brasileiros e de quebra também será o com mais finais. Até agora, são seis decisões disputadas, empatado com o São Paulo, outro tricampeão, assim como Grêmio, Santos e Flamengo.
Abel Ferreira comandará nesta manhã a última atividade antes da viagem para a Argentina e nela definirá quais atletas ganharão descanso. Endrick, que vinha com um incômodo na coxa direita, deve ser preservado para a decisão.
Esta pode ser a oportunidade para reservas ganharem espaço ou que até aconteçam estreias. O clube inscreveu 48 atletas para a disputa do torneio, incluindo Rômulo, reforço regularizado nessa segunda-feira.
Novo camisa 20 no Verdão, ele se diz em condições de atuar, pois está com ritmo de jogo, diante da campanha do Paulistão com o Novorizontino.
– Quero estar junto com o elenco já nesse jogo. Estou bem fisicamente, já vinha em uma batida de jogos, então estou muito bem. Se for para acontecer de jogar, me sinto pronto – afirmou o reforço.
Paulistão
Para ser campeão no próximo domingo, às 18h (de Brasília), o Palmeiras precisa vencer o Santos por dois gols de diferença. Um triunfo alviverde por vantagem mínima leva a disputa da taça para os pênaltis.