O São Paulo planeja receber James Rodríguez até sábado para que ele faça os exames médicos e assine contrato com o clube. O negócio está praticamente fechado e depende de poucos detalhes para ser finalizado.
Há a possibilidade, caso o acordo seja assinado até o final de semana, de que James Rodríguez seja levado ao Morumbi no domingo, no jogo contra o Bahia, às 11h, para ser apresentado à torcida. O estádio estará lotado: já foram vendidos 47 mil ingressos.
O meia colombiano terá vínculo de dois anos e meio. Ele está livre desde que deixou o Olympiacos, da Grécia, em abril. Dirigentes tricolores afirmam que o jogador será pago com recursos do clube, sem ajuda de terceiros.
O São Paulo mantém contato com James e seus representantes há cerca de um mês. O jogador tinha a expectativa de encontrar um novo clube na Europa, o que não aconteceu.
Um personagem que ajudou o São Paulo na negociação foi o lateral-direito Rafinha, que foi colega de James no Bayern de Munique. Ele conversou com o colombiano sobre a estrutura do clube e do futebol brasileiro.
A proposta de fato foi entregue a James no último domingo e foi aceita pelo meia, que teve seu momento de maior destaque no Brasil: ele foi o artilheiro da Copa de 2014, com seis gols - a Colômbia só foi eliminada nas quartas de final, pelo Brasil. Depois, passou por Real Madrid, Bayern, Everton, Al-Rayyan (Catar) e Olympiacos.
Quem é James Rodríguez
James Rodríguez nasceu em Cúcuta, na Colômbia, em 12 de julho de 1991 (32 anos).
Um dos principais jogadores colombianos na última década, o meio-campista começou a carreira profissional no Envigado, time à época na segunda divisão local, em 2006. Ele permaneceu no clube até 2007, ano do acesso à elite.
Com apenas 17 anos, James foi negociado com o Banfield, da Argentina, onde passou a chamar a atenção de clubes europeus. Em 2010, ainda aos 18 anos, fez um dos gols da vitória de sua equipe sobre o Internacional por 3 a 1, pela Libertadores.