Um pouco de calor humano para aquecer o grupo no frio da Granja Comary e também neste momento de despedida. Depois da interação com a torcida no domingo, a Seleção faz mais um treino em Teresópolis na manhã desta segunda-feira e depois viaja para a Bolívia, para provavelmente não mais voltar ao Brasil antes da disputa da Copa do Mundo.
Não era muita gente na Granja no domingo: menos de 100 torcedores, entre amigos, parentes e convidados dos jogadores e da CBF. Até porque o clima não ajudou muito, com chuva e frio. Mas quem veio procurou incentivar com músicas, bateria, bandeiras e fumaças.
A tradicional neblina de Teresópolis frustrou quem esperava ver todo o treino nos detalhes. Na hora da atividade tática, o público ficou em silêncio e pôde ouvir Tite orientando o time titular.
Depois do treino, nomes como Fabinho, Lucas Paquetá e Richarlison interagiram com os torcedores. E Tite voltou para as grades que cercam o gramado principal da Granja para atendê-los. Ele tirou fotos, deu autógrafos e ainda "orquestrou" um batuque.
Não foi uma despedida com grande público, mas como indicou o volante Fred, os jogadores comemoraram essa oportunidade de reencontrar familiares, em especial aqueles que atuam na Europa — 86% do atual grupo no momento, exceto Weverton, Everson e Arana.
Mesmo faltando cerca de oito meses para a Copa do Mundo, já dá para dizer que a Seleção não voltará a treinar no Brasil antes do torneio. Algo diferente do que aconteceu, por exemplo, nas campanhas recentes para as edições de 2014 e 2018, quando houve preparação na Granja Comary.
A única possibilidade de isso mudar é caso a Fifa determine que a partida contra a Argentina seja realizada no Brasil. O clássico que deveria ter acontecido em setembro do ano passado, mas acabou suspenso após intervenção de agentes da Anvisa, deve ser disputado em junho. A CBF quer levar o confronto para a Austrália, à pedido da Pitch. A decisão sobre o local do jogo deve sair na próxima semana.
A Fifa definiu que as equipes devem se reunir até uma semana antes, no dia 14, e elas terão que chegar no Catar até cinco dias antes de suas respectivas estreias.
Antes disso, a seleção brasileira pretende fazer cinco amistosos, aproveitando as Datas Fifa entre o fim de maio e meados de junho e depois em setembro.