A seleção brasileira feminina voltou ao top-10 do ranking da Fifa, divulgado nesta sexta-feira. Vice-campeão da Copa Ouro da Concacaf, com cinco vitórias em seis jogos, ultrapassou a Coreia do Norte e subiu da 11ª para a décima posição da lista.
A competição foi a primeira do Brasil sob o comando do técnico Arthur Elias. A seleção feminina voltará a campo dia 6 de abril, contra o Canadá, pelo torneio SheBelieves Cup, nos Estados Unidos.
Embora tenha conquistado o título da Copa Ouro, vencendo o Brasil por 1 a 0 na decisão, a seleção dos Estados Unidos voltou a perder pontos no ranking e caiu do segundo para o quarto posto, sua pior colocação na história.
A Espanha, que conquistou no fim de fevereiro o título da Liga das Nações da Uefa, manteve a primeira colocação no ranking da Fifa, seguida da Inglaterra, que subiu dois postos. A França, vice-campeã da Liga das Nações, manteve a terceira colocação.
Veja o top-10 do ranking da Fifa:
Espanha (2085,96 pontos)
Inglaterra (2021,41)
França (2018,81)
Estados Unidos (2011,20)
Alemanha (2005,24)
Suécia (1998,57)
Japão (1982,52)
Holanda (1951,81)
Canadá (1950,89)
BRASIL (1946,58)
Melhores do Mundo: Espanha domina parcial
Vencedora da edição inaugural da Liga das Nações da Uefa, em fevereiro, campanha que também valeu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, a atual campeã mundial Espanha segue dando as cartas no futebol feminino. Um protagonismo que se refletiu na nova parcial do especial Melhores do Mundo, dedicada no Mês das Mulheres exclusivamente à modalidade, aproveitando o fim da primeira Data Fifa do ano.
Entre as jogadoras, o Barcelona dominou o pódio, com Aitana Bonmatí disparada em primeiro lugar, seguida da norueguesa Caroline Graham Hansen e da revelação espanhola Salma Paralluelo. A goleira Cata Coll, também do Barça, foi a mais votada da posição, à frente das inglesas Mary Earps (Manchester United) e Khiara Keating (Manchester City). E entre treinadoras e treinadores, o destaque é Jonatan Giráldez, do Barcelona, com a inglesa Emma Hayes, do Chelsea, em segundo, e Montse Tomé, nova treinadora da seleção espanhola, aparecendo em terceiro.