Você está em:

Chanceler prepara vinda de Macron ao Brasil

Catherine Colonna chega a Brasília em 8 de fevereiro para definir logística da viagem presidencial e iniciar debates estratégicos
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

A ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, viajará ao Brasil na próxima semana para uma reunião com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Colonna deve desembarcar em Brasília no dia 8 de fevereiro, uma quarta-feira.

Os ministros das Relações Exteriores de Brasil e França devem acertar os detalhes da vinda do presidente francês Emmanuel Macron, prevista ainda para o primeiro semestre deste ano.

Lula e Macron conversaram por telefone sobre a democracia e as ações violentas de grupos de extrema direita, segundo o Palácio do Planalto. E Lula reforçou o convite a Macron para visitar o Brasil.

Quem também se prepara para visitar o Brasil é o presidente espanhol, Pedro Sánchez. Assim como Macron, ele recebeu Lula ainda como pré-candidato durante um giro pela Europa, em novembro de 2021.

Na Cúpula do Clima no Egito logo após a eleição de Lula, em novembro, Macron afirmou que esperava uma "diplomacia amazônica" com o Brasil.

Temas na pauta
Além da parte logística da visita, os chanceleres de Brasil e França devem dar início ao diálogo em assuntos importantes para a relação bilateral – por exemplo, os esforços para combater as mudanças climática e o acordo do Mercosul com a União Europeia.

Sobre meio ambiente, Lula já levou a Macron os objetivos da Cúpula dos Países Amazônicos – que busca organizar nos próximos meses – e a importância da participação da França, único país europeu a compartilhar desse bioma (por meio da Guiana Francesa).

Já na questão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, o protecionismo tem sido o maior obstáculo para um avanço.

Durante ida à Argentina para a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o presidente Lula enfatizou aos países do Mercosul que a prioridade será fechar, primeiro, um acordo comercial do bloco com a União Europeia.

Posts Relacionados

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional que pare de enviar armas a Israel

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

No Conselho de Segurança da ONU, chanceler francês disse que Líbano pode atingir ponto de não retorno em caso de uma guerra

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

O governo de Javier Milei afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado

Câmara dos deputados do México aprova reforma

Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

55 pessoas também ficaram feridas. Em post, Zelensky apelou a aliados para que o país seja autorizado a usar armas de longo alcance

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Presidente francês afirmou que plano de governo da esquerda seria 'censurado' na Assembleia e defendeu estabilidade institucional

pt_BRPortuguese