Você está em:

Como documentos ultrassecretos do Pentágono vazaram

Esses documentos permaneceram no Discord em grande parte sem serem detectados, antes de se espalharem para outras plataformas
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Dezenas de documentos secretos dos Estados Unidos foram vazados e circularam online.

Documentos postados
As primeiras capturas de tela de documentos que pudemos identificar foram publicadas em 1º de março. Outras surgiram alguns dias depois.

As imagens apareceram no Discord — uma rede social popular entre gamers — e foram compartilhados em vários canais de discussão.

Esses canais não são sobre política ou inteligência militar, são para jogadores do jogo de computador Minecraft e outro para fãs de uma celebridade filipina do YouTube.

Em um dos canais, após uma breve discussão sobre Minecraft e a guerra na Ucrânia, um usuário diz "aqui, alguns documentos vazados" e publica várias capturas de tela.

Um dos participantes do grupo afirma ter tirado as imagens de outro canal do Discord, que já foi excluído, impossibilitando a verificação.
O site investigativo Bellingcat encontrou evidências de que alguns documentos poderiam ter sido publicados em janeiro ou até antes.

Esses documentos permaneceram no Discord, em grande parte, sem serem detectados, antes de se espalharem para outras plataformas no início de abril e, eventualmente, serem identificados por autoridades dos EUA e pela imprensa.

Resposta russa
Inicialmente, os canais pró-Kremlin do Telegram que compartilharam as capturas de tela não se preocuparam muito com a autenticidade dos documentos, concentrando-se principalmente em seu conteúdo.

Mas logo vários canais e meios de comunicação proeminentes começaram a retratar os documentos como pelo menos parcialmente falsos.

Um especialista citado pelo site de notícias ultranacionalista Regnum sugeriu que os documentos podem ser um vazamento deliberado para fornecer uma cortina de fumaça para a próxima contraofensiva ucraniana.

Posts Relacionados

EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque

EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque

Medida anunciada pelo Departamento do Tesouro americano amplia restrições aos setores petrolífero e petroquímico iranianos

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional que pare de enviar armas a Israel

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

No Conselho de Segurança da ONU, chanceler francês disse que Líbano pode atingir ponto de não retorno em caso de uma guerra

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

O governo de Javier Milei afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado

Câmara dos deputados do México aprova reforma

Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

55 pessoas também ficaram feridas. Em post, Zelensky apelou a aliados para que o país seja autorizado a usar armas de longo alcance

pt_BRPortuguese