Dezenas de documentos secretos dos Estados Unidos foram vazados e circularam online.
Documentos postados
As primeiras capturas de tela de documentos que pudemos identificar foram publicadas em 1º de março. Outras surgiram alguns dias depois.
As imagens apareceram no Discord — uma rede social popular entre gamers — e foram compartilhados em vários canais de discussão.
Esses canais não são sobre política ou inteligência militar, são para jogadores do jogo de computador Minecraft e outro para fãs de uma celebridade filipina do YouTube.
Em um dos canais, após uma breve discussão sobre Minecraft e a guerra na Ucrânia, um usuário diz "aqui, alguns documentos vazados" e publica várias capturas de tela.
Um dos participantes do grupo afirma ter tirado as imagens de outro canal do Discord, que já foi excluído, impossibilitando a verificação.
O site investigativo Bellingcat encontrou evidências de que alguns documentos poderiam ter sido publicados em janeiro ou até antes.
Esses documentos permaneceram no Discord, em grande parte, sem serem detectados, antes de se espalharem para outras plataformas no início de abril e, eventualmente, serem identificados por autoridades dos EUA e pela imprensa.
Resposta russa
Inicialmente, os canais pró-Kremlin do Telegram que compartilharam as capturas de tela não se preocuparam muito com a autenticidade dos documentos, concentrando-se principalmente em seu conteúdo.
Mas logo vários canais e meios de comunicação proeminentes começaram a retratar os documentos como pelo menos parcialmente falsos.
Um especialista citado pelo site de notícias ultranacionalista Regnum sugeriu que os documentos podem ser um vazamento deliberado para fornecer uma cortina de fumaça para a próxima contraofensiva ucraniana.