O brasileiro Danilo Cavalcante foi interrogado pela polícia na cidade de Avondale, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, na tarde desta quarta-feira (13). Depois disso, foi transferido para um presídio. Ele foi capturado pela polícia pela manhã.
Danilo escapou de uma peninteciária no dia 31 de agosto. Houve uma operação com cerca de 500 agentes para capturá-lo.
Na noite de ontem, policiais identificaram qual era o lugar onde Danilo se escondia, mas os agente aguardaram até a manhã desta quarta-feira para agir.
Danilo foi imobilizado por um cachorro e depois levado para um distrito polícial.
Mudança de pena
O brasileiro foi condenado à prisão perpétua por ter assassinado a ex-namorada. No estado da Pensilvânia até a possibilidade de pena capital, mas a Justiça não aplica essa sentença há décadas, e dificilmente isso acontecerá no caso de Danilo.
O anúncio da prisão
A caçada a Danilo durou 14 dias.
O anúncio oficial da prisão foi feito pelo governador do estado da Pensilvânia, Josh Shapiro. Ele afirmou que ninguém ficou ferido e que não houve disparos de armas de fogo. O criminoso sofreu uma leve mordida do cachorro de um agente, disse Shapiro.
A procura pelo brasileiro tinha virado uma dor de cabeça para centenas de policiais estaduais mobilizados na operação de busca, que também teve apoio do FBI (a Polícia Federal americana) e da agência federal US Marshals, especializada em localizar fugitivos.
Danilo foi levado algemado a uma caminhonete preta blindada.
Os agentes, equipados como soldados, fizeram fotos e vídeos com o fugitivo, que vestia uma camiseta cinza.
Pego de surpresa
Os agentes queriam pegar Danilo de surpresa, disse o tenente-coronel da polícia da Pensilvânia, George Bivens. Mas isso não o impediu de tentar escapar: ele tentou se arrastar pela grama com seu rifle, antes de se dar conta de que estava cercado.
Ele estava com o rifle que havia roubado de uma residência na segunda-feira.