O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse nesta quinta-feira (24) que espera que o governo brasileiro condene a invasão da Rússia ao território ucraniano.
A invasão começou na madrugada desta quinta-feira (24), no horário de Brasília, por ordem do presidente russo Vladimir Putin. Os russos invadiram a partir de vários pontos da fronteira. A ação gera uma crise militar e diplomática na Europa sem precedentes neste século.
"Esperamos que o governo brasileiro condene esse ataque ao nosso país. E, para as pessoas que estão se preocupando com os brasileiros na Ucrânia, a melhor solução é entrar em contato com a embaixada brasileira na Ucrânia, que está seguindo essa situação por perto", afirmou Tkach, principal representante da embaixada ucraniana em Brasília.
Ele disse ainda que a Ucrânia conta com uma forte reação da comunidade internacional contra a Rússia e o aprofundamento das sanções econômicas e diplomáticas contra o país invasor.
"Na verdade, já estávamos esperando esse ataque. Estávamos aplicando todos os esforços possíveis para evitá-lo, mas estávamos prontos para que pudesse acontecer a qualquer momento. Agora estamos pedindo à comunidade internacional a unidade na condenação do ataque russo para elevação das sanções severas", completou.