Você está em:

Foguetes do Líbano atingem Israel após ataque à fiéis

A fronteira entre os dois países é monitorada pela Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL), na tentativa de cessar-fogo
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Dezenas de foguetes foram lançados nesta quinta-feira (6) do Líbano contra o território de Israel, em um momento de tensão após a operação violenta da polícia do Estado hebreu na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.

Israel e Líbano permanecem tecnicamente em guerra após vários conflitos. A fronteira entre os dois países é monitorada pela Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL), que tem o objetivo de garantir o cessar-fogo.

O exército israelense informou que 34 foguetes foram disparados nesta quinta-feira a partir do Líbano: 25 foram interceptados pela defesa antiaérea e pelo menos cinco atingiram o território israelense.

Antes do ataque, as sirenes de alerta foram acionadas nas cidades de Shlomi e Moshav Betzet, assim como na região da Galileia, norte de Israel.

Nenhum grupo reivindicou os ataques até o momento. O lançamento anterior de foguete a partir do Líbano contra Israel havia acontecido em abril de 2022.
A Agência Nacional de Informação do Líbano noticiou que a artilharia israelense lançou "vários projéteis a partir de suas posições na fronteira" contra duas localidades do sul do Líbano.

A agência, que não divulgou um balanço de vítimas, afirmou que os bombardeios foram uma resposta ao lançamento de "vários foguetes do tipo Katyusha" contra Israel.

Um porta-voz militar israelense negou as informações e disse que o exército "não respondeu até o momento".

O ataque com foguetes aconteceu em um momento de grande tensão, depois da intervenção da polícia na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém.

"A situação no momento é extremamente grave. A FINUL pede contenção para evitar uma escalada ainda maior", afirmou a FINUL.

Em Fassouta, uma cidade no norte de Israel, um jornalista da AFP observou os destroços de um foguete em uma estrada.

Posts Relacionados

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional que pare de enviar armas a Israel

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

No Conselho de Segurança da ONU, chanceler francês disse que Líbano pode atingir ponto de não retorno em caso de uma guerra

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

O governo de Javier Milei afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado

Câmara dos deputados do México aprova reforma

Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

55 pessoas também ficaram feridas. Em post, Zelensky apelou a aliados para que o país seja autorizado a usar armas de longo alcance

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Presidente francês afirmou que plano de governo da esquerda seria 'censurado' na Assembleia e defendeu estabilidade institucional

pt_BRPortuguese