Você está em:

Países alinhados a Israel tiraram cidadãos de Gaza

A primeira lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza) foi composta apenas por cidadãos de países alinhados a Israel
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

A primeira lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza nesta quarta-feira (1º) foi composta apenas por cidadãos de países alinhados a Israel. Mesmo assim, os Estados Unidos – principal aliado israelense – ficaram de fora.

Diplomatas brasileiros disseram que receberam a informação de que uma nova lista pode ser divulgada nos próximos dois dias. O Brasil intensificou as negociações para que os mais de 30 brasileiros que querem deixar a Faixa de Gaza recebam essa autorização.

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino de Carvalho Neto, afirmou que a expectativa é de que os brasileiros sejam autorizados a atravessar a fronteira para o Egito até esta sexta-feira (2).

Segundo esses diplomatas, a primeira lista mostrou a preferência de Israel neste momento – de, primeiro, resgatar os cidadãos de seus aliados no conflito contra o Hamas.

Assim como o Brasil, o restante da América Latina também ficou de fora da lista. O mesmo aconteceu com a África. E dos países árabes, apenas a Jordânia conseguiu tirar cidadãos.

Os Estados Unidos devem ser incluídos no próximo lote. O Brasil já começou a intensificar as tratativas com Israel e Egito para garantir que os brasileiros também deixem a região do conflito.

A primeira lista divulgada nesta quarta incluiu nacionais de Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca. Além deles, funcionários da Cruz Vermelha e ONGs.

Os diplomatas brasileiros têm dado total apoio ao grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza e deseja sair da região.

Além de alugar hospedagem para eles no Sul de Gaza, região menos atingida pelo conflito até aqui, o governo tem fornecido alimentos, água e medicamentos até que eles sejam autorizados a deixar o Oriente Médio.

A Embaixada do Brasil na Palestina monitora a situação de 34 pessoas que pediram auxílio para deixar a Faixa de Gaza. O grupo é composto por 24 brasileiros e 10 palestinos que estão em processo ou darão início à imigração ao Brasil.

Posts Relacionados

Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia

Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia

Morales está sendo investigado pelo Ministério Público por supostamente abusar de uma menor de idade em 2015, quando era presidente

EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque

EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque

Medida anunciada pelo Departamento do Tesouro americano amplia restrições aos setores petrolífero e petroquímico iranianos

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional que pare de enviar armas a Israel

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

No Conselho de Segurança da ONU, chanceler francês disse que Líbano pode atingir ponto de não retorno em caso de uma guerra

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

O governo de Javier Milei afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado

Câmara dos deputados do México aprova reforma

Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado

pt_BRPortuguese