Rishi Sunak, de 42 anos, acaba de ser escolhido como o novo primeiro-ministro do Reino Unido.
Ele assume o cargo após sua colega do Partido Conservador, Liz Truss, deixar a liderança após poucos dias no cargo.
Membro do Parlamento desde 2015, Sunak era o favorito para assumir o posto. Sua rival ao cargo, a parlamentar conservadora Penny Mordaunt, não conseguiu o mínimo necessário de apoio para disputar uma eleição interna contra Suchak e anunciou que estava abandonando sua campanha.
Com isso Richi Sunak tornará-se o novo líder do Partido Conservador — e novo primeiro-ministro do Reino Unido.
O político ganhou notoriedade durante a pandemia da Covid-19. Como ministro da Economia, um dos cargos mais importantes do governo britânico, ele precisou gastar enormes quantias de dinheiro para dar suporte às empresas e aos cidadãos durante os períodos de lockdown.
Mas quem é Rishi Sunak e como ele chegou à liderança do governo?
Os pais de Sunak vieram para o Reino Unido vindos do leste da África e ambos são de origem indiana.
Ele nasceu na cidade de Southampton no ano de 1980. O pai era clínico geral e a mãe administrava uma farmácia.
Ainda na infância e na adolescência, ele frequentou a prestigiada escola particular Winchester College. Depois, estudou filosofia, política e economia na Universidade de Oxford.
Atuação durante a pandemia
Sunak tornou-se ministro em fevereiro de 2020 e, em poucas semanas, teve que lidar com as turbulências relacionadas à pandemia da Covid-19 e à necessidade de lockdown.
Quando prometeu fazer "o que for preciso" para ajudar as pessoas durante a pandemia em abril e maio de 2020, ele revelou um plano de suporte financeiro no valor de 350 bilhões de libras.
Isso foi suficiente para que ele ganhasse notoriedade e virasse um candidato natural para assumir cargos ainda mais importantes no futuro.