A prova de triatlo da Olimpíada de Paris 2024, que aconteceria nesta terça-feira, 30, foi adiada devido à contaminação da água do Rio Sena. A nova data foi marcada para quarta-feira, 31, às 3h do horário de Brasília, para a prova feminina, e a prova masculina acontece na sequência, às 5h45.
Os treinos, que aconteceriam no rio, já haviam sido cancelados nos últimos dias, pelo mesmo motivo. Os triatletas brasileiros precisaram usar a piscina olímpica para praticar, conforme decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), já que a água do rio está insalubre.
Quatro brasileiros que irão disputar a prova foram afetados pelo problema: Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Manoel Messias e Miguel Hidalgo. Os treinos de corrida e ciclismo, que também fazem parte do esporte, estão ocorrendo normalmente.
Segundo o COI, a insalubridade da água do Rio Sena será resolvida em até dois dias. Caso contrário, a prova aquática do triatlo será cancelada, e a modalidade deve ser transformada em duatlo nessa edição dos Jogos Olímpicos.
A World Triathlon, órgão regulador internacional do esporte, emitiu um comunicado confirmando o cancelamento da prova, e disse que as notícias foram decepcionantes.
"Seguindo as notícias decepcionantes de que os resultados da qualidade da água não estão nos níveis permitidos para sediar a prova masculina individual como planejado nesta terça-feira, 30, a prova foi adiada e agora irá acontecer às 10h45 [horário de Paris] de quarta-feira, 31 de julho", diz o comunicado.
"Não houve impacto no cronograma da prova feminina, com atletas ainda preparadas para sair às 8h de quarta-feira. No entanto, ambas cerimônias de entrega das medalhas agora irão acontecer depois da conclusão da prova masculina".
Testes da água
Testes independentes mostraram que os níveis de bactérias E. coli (os coliformes fecais) no Rio Sena saltaram significantemente após as fortes chuvas que atingiram a capital francesa no último fim de semana, segundo a emissora estadunidense CBS News. Enquanto a água mostrou melhora nas horas anteriores ao treino de triathlon, os níveis ainda não eram aceitáveis em partes do percurso, segundo a World Triathlon.
Posts Relacionados
Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA
o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional que pare de enviar armas a Israel
França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo
No Conselho de Segurança da ONU, chanceler francês disse que Líbano pode atingir ponto de não retorno em caso de uma guerra
Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina
O governo de Javier Milei afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo
Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990
Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas
Trump não chegou a entrar na mira de suspeito
Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado
Câmara dos deputados do México aprova reforma
Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado
Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos
55 pessoas também ficaram feridas. Em post, Zelensky apelou a aliados para que o país seja autorizado a usar armas de longo alcance
Macron se recusa a nomear governo de esquerda
Presidente francês afirmou que plano de governo da esquerda seria 'censurado' na Assembleia e defendeu estabilidade institucional