Nesta terça-feira (20/09/2022) o Jornal Corporativo teve um encontro especial com o candidato a deputado estadual Coronel Jairo. Em evento realizado na Ecco Ponto Brasil Sustentável, um espaço destinado a coleta seletiva e reciclagem de rejeitos.
Com foco nas propostas que favorecem o meio ambiente, a equipe do Jornal Corporativo conversou com o Coronel Jairo sobre suas propostas e medidas já implementadas.
Levando em consideração que o assunto está em alta mas na prática há poucas ações. Quais seriam as primeiras medidas a serem implementadas?
A primeira, a primeira medida que foi implementada foi a lei. Porque essas pessoas trabalham sem qualquer apoio legal. Elas vão trabalhar porque são guerreiras, não é? E aqui no nosso país, mesmo sendo trabalhador, ele é combatido.
Por exemplo, aqui (Ecco Ponto) emprega há mais de 70 pessoas, quer dizer, contribui e são perseguidos pelos outros órgãos. Então, essa é a primeira etapa. Primeira etapa foi a lei. Agora a segunda etapa nós vamos fazer cumprir a lei.
Então a ideia é dizer que a reciclagem e os recicladores tem vida própria. E ainda tem o seguinte, se prestar atenção, podemos transformar a reciclagem na quarta economia do estado do Rio de Janeiro, se for bem administrado, se deixarem as pessoas trabalhar, se der dignidade ao trabalhador, a gente ainda vai conseguir esse benefício. É uma questão de entendimento e dos técnicos debruçarem sobre isso. Com certeza a reciclagem, os catadores, obedecendo a lei, é um benefício o estado do Rio de Janeiro.
Sabemos que há alguns bairros que ainda necessitam de atendimento especial para saneamento básico, coleta de lixo, entre outros serviços essenciais que impactam no meio ambiente. Na região tem algum bairro que, hoje precisa de um atendimento especial?
Na verdade, a qualidade sustentável, todos os bairros precisam. Fizemos uma análise e nós temos uma deficiência. Até porque não é cultura nossa esse entendimento do meio ambiente, isso são os guerreiros que lutam e brigam para melhorar a qualidade de vida. Mas é uma luta, a gente sabe como é.
Nós temos um plano lá na assembléia legislativa, encabeçada por mim, deputado estadual Jairo. A gente tem a ideia de criar o Rio limpo, e os recicladores, catadores, eles serão fundamentais quando tiver esse entendimento, que dá pra entrosar esse trabalho para melhoria da qualidade de vida das pessoas, dos seres humanos. Entendimento que dá esse trabalho para melhoria da qualidade de vida, vida das pessoas, dos seres humanos e também do meio ambiente. Se a gente conseguir fazer entender isso, nós vamos embora e vamos ser como nos grandes países de primeiro mundo. Com certeza o Brasil vai começar a entrar nessa 'leva' lá.
Diante do avanço da especulação imobiliária, qual vai ser seu olhar para a sustentabilidade e recuperação florestal?
Aqui no Rio de Janeiro a recuperação imobiliária é como você falou, é expansão imobiliária que manda sim, mas aí é que está. Se todo mundo começar a ter consciência da necessidade de preservar a natureza floresta, nós vamos conseguir conservar o que nós temos. Porque a expansão imobiliária é realmente uma avalanche, mas se a gente começar a gritar para que o meio ambiente seja preservado, isso chama qualidade de vida.