Você bebe água suficiente?
A água é fundamental, por exemplo, para manter as articulações lubrificadas, para que as células se alimentem e para regular a temperatura corporal.
Não se deixe levar apenas pela sede para saber se está bem hidratado
Embora a sede seja a forma mais óbvia de o nosso corpo nos dizer que estamos precisando de água, isso pode não ser suficiente, pois é um indicador que se deteriora com a idade e, dependendo das circunstâncias, pode não ser o mais confiável.
"A melhor maneira de se manter bem hidratado é estar ativamente ciente de quanto líquido consumimos todos os dias", alerta Dmitrieva.
O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA recomenda pequenas mudanças na rotina, como carregar uma garrafa de água consigo ou pedir água em restaurantes em vez de outro tipo de bebida, para se acostumar a beber mais água.
Para estar bem hidratado, especialistas recomendam beber 8 copos de água por dia, embora essa quantidade possa variar.
Preste atenção ao consumo de álcool e café
Se você bebe café com frequência, fique atento.
A cafeína, o composto estimulante do café, é bem conhecida por ter propriedades diuréticas. Ou seja, estimula a produção de urina e a eliminação de líquidos.
Mas os níveis de cafeína que normalmente consumimos são muito baixos para causar desidratação e, em alguns casos, podem ter o efeito oposto.
Um estudo da Escola de Ciências do Esporte da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que não houve alteração nos níveis de hidratação de 50 homens que consumiam entre 3 e 6 xícaras de café por dia porque o corpo se acostuma aos níveis de cafeína.
“Os dados sugerem que o café, quando consumido com moderação por homens acostumados à cafeína, tem qualidades hidratantes semelhantes às da água”, diz o estudo.
Não substitua a água por outras bebidas para se hidratar
Embora seja verdade que as bebidas eletrolíticas possam ajudar a acelerar a hidratação em certas circunstâncias — após uma rápida perda de eletrólitos por meio de atividades esportivas ou durante doenças, por exemplo — os especialistas concordam que, quando se trata de hidratação, "não há nada melhor do que a água".
E isso tem a ver com os componentes de muitas bebidas que dizem ser hidratantes, como as isotônicas.
"As pessoas comuns devem consumir água — não bebidas esportivas — para se manterem hidratadas", diz o CDC, acrescentando que os açúcares e aditivos que essas bebidas às vezes contêm podem aumentar o risco de obesidade e outras condições, como diabetes.
E isso é especialmente importante no caso de crianças e adolescentes.