Uma receita simples vem se tornando popular entre influenciadores de conteúdo na internet: pedaços de quiabo deixados imersos num recipiente com água durante a noite ou por cerca de 24 horas.
Ajuda no controle da diabetes: MITO
NÃO há evidências científicas de que beber essa "água de quiabo" ajude no tratamento de pacientes com diabetes. Pelo contrário.
Em um guia sobre alimentação, o Ministério da Saúde explica que essa crença se tornou popular a partir da divulgação de um experimento de estudantes do ensino médio sobre o tema em 2013, que mostrou uma certa associação da receita na redução da glicemia, ou seja, a quantidade de glicose no sangue.
O problema é que, até o momento, não existem resultados que comprovem este chamado efeito hipoglicemiante, de redução do nível de açúcar.
Tem propriedades nutricionais: VERDADE, MAS…
A associação da "água do quiabo" com esse mito de que a receita ajuda no controle da diabetes está relacionado ao fato de que esse é um alimento rico em fibras solúveis.
E as fibras solúveis contribuem para a estabilização da glicemia e do colesterol, mas, como alerta a doutora em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP Maria Fernanda Barca, NADA substitui o tratamento medicamentoso desses pacientes.
Os riscos de interrupção do tratamento são imensos. [O paciente pode ter um] descompasso geral do quadro de diabetes, como uma piora renal, piora da visão (visão borrada), excesso de urina, desidratação e, no caso das pessoas que tomam insulina, até mesmo coma. — Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia
Além disso, como ressalta o Ministério da Saúde, as fibras estão presentes não apenas no quiabo, mas também em frutas, verduras, legumes, cereais integrais e feijões.
Ajuda no emagrecimento: MITO
O doutor Fabiano Lago, médico endocrinologista em Curitiba, explica que não há nenhuma evidência de que a receita ajude no emagrecimento.
Ela ressalta que, como os nutrientes que ficam na água são mínimos, os benefícios se assemelham a tomar um copo de água normal.
"O grande risco disso é superestimar as qualidades da água", diz. "E o que as pessoas precisam entender é que não existe um alimento em específico ou um chá, uma água que vai fazer emagrecer. É o contexto geral que influencia isso, como a prática de exercícios, um acompanhamento médico, etc.".
Cura cinomose e parvovirose: MITO
Essa é uma desinformação que vem circulando há tempos nas redes sociais, mas essas doenças, que acometem principalmente cãezinhos não vacinados, precisam de acompanhamento médico veterinário visto que são de difícil tratamento.