As air fryers foram recentemente apontadas como o produto que definiu o ano de 2021, com um aumento nas vendas de 400%.
Mas como elas funcionam? E, como usam pouco ou nenhum óleo, são uma opção mais saudável do que outros métodos de preparar alimentos?
Em um momento em que o custo de vida está nas alturas, vale se perguntar também como a air fryer afeta seu consumo de energia (e o bolso).
A resposta é sim em ambos os casos. Mas a air fryer tem suas limitações.
- A air fryer cozinha circulando ar quente em torno dos alimentos
A air fryer tem um tamanho semelhante ao de uma máquina de pão e cabe bem no balcão da cozinha. Ela faz circular ar muito quente, em alta velocidade, ao redor dos alimentos.
A força da corrente de ar dentro de uma air fryer se assemelha a um forno profissional bastante sofisticado que você encontraria em uma cozinha profissional.
- A air fryer cozinha mais rápido do que um forno convencional — mas só em pequenas fornadas
Como a ventoinha da air fryer é mais potente, e seu compartimento é menor, todo o aparelho é mais eficiente, diz Jakub Radzikowski, designer de Educação Culinária da do Imperial College de Londres, no Reino Unido. - Air fryer é ótima para deixar alimentos 'crocantes'
As estrelas das propagandas de air fryer geralmente são frango e batata frita, porque o eletrodoméstico é ótimo para preparar "qualquer coisa que você queira deixar crocante", afirma Jakub. - É mais saudável?
"Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura", diz Jakub. - Air fryer consome menos energia do que forno
Para chegar a esta conclusão, Simon Hoban, produtor do programa Sliced Bread, da BBC, fez coxa de frango e batata — uma porção no forno, e outra na air fryer (tomando o cuidado de garantir que outros eletrodomésticos estivessem desligados no momento do preparo).
E conferiu na sequência o medidor de eletricidade para ver quanta energia havia sido usada.
A conclusão? "Cozinhar na air fryer usa menos da metade da energia necessária no forno", diz Greg. "Então, cozinhar no forno custa mais que o dobro do que em uma air fryer."
- Uma air fryer nunca substitui totalmente um forno — mas é uma 'grande invenção'
Jakub não acredita que uma air fryer possa substituir totalmente um forno. "Obviamente você não pode assar um frango inteiro em uma air fryer", diz ele, ou pelo menos não um peru!