Retinol-like, gaba, esqualano, oxyresveratrol, ácido poliglutâmico… Quem compra cosméticos pela internet tem cada vez mais se deparado com termos extremamente técnicos nos anúncios dos produtos.
Em vez de focar nas funções que cremes, séruns e géis desempenham (como hidratação e rejuvenescimento), os anunciantes têm dado mais destaque para os princípios ativos em suas propagandas.
O consumidor, invariavelmente, se vê perdido nessa sopa de letras enigmática. Mas, afinal, o que isso tudo quer dizer?
Clareamento de manchas
Alfa-arbutin (ou só arbutin): é um ativo usado como clareador. Ele é um derivado da hidroquinona muito usado para tratar melasma.
Niacinamida: o novo amorzinho dos fãs de skincare. Ela é uma vitamina do complexo B com um potencial imenso de clareamento de manchas e de uniformização do tom da pele. O produto também tem uma ação antioxidante, ajuda no controle da oleosidade.
Hidratação
Ácido Hialurônico: é uma molécula produzida pelo corpo, encontrada na pele, ossos, cartilagens. A principal função é a hidratação da pele.
Ácido Poliglutâmico: esse ativo representa uma alternativa ao ácido hialurônico. Feito a partir de fermentação de bactérias, ele retém a umidade natural da pele e retarda o envelhecimento.
Alfa-bisabolol: derivado da camomila, o alfa-bisabolol tem ação calmante. Também é comum encontrá-lo em cremes hidratantes desenvolvidos para peles com rosácea (doença inflamatória crônica da pele), acne inflamada ou dermatite atópica (irritação na pele).
Bakuchiol: o bakuchiol é uma planta cultivada na China e na Índia. Esse ativo é comumente recomendado para peles secas graças ao seu alto potencial de hidratação. É chamado de "retinol-like", porque tem uma ação semelhante a esse grupo dos retinóides, estimulando o colágeno e reduzindo manchas. É uma opção mais segura para quem tem mais sensibilidade e deseja incluir o ativo (retinol) na rotina de skincare.
Esqualano: a principal função do esqualano é a hidratação, principalmente para peles ressecadas e agredidas. Ele também é bem-vindo para áreas do corpo que necessitam de hidratação intensa, como joelhos e cotovelos.
Otimização da rotina de skincare
Muitos desses ativos acima descritos podem ser encontrados combinados num só produto, chamado de multifuncional, que entrega várias funcionalidades no mesmo veículo (sérum, creme ou gel).
Recentes análises de inteligência de mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam uma mudança de tendência no setor.
A rotina de skincare inspirada no estilo coreano, que virou febre com várias etapas e muitos produtos, tem dado lugar cada vez mais a itens multifuncionais.