Doce de leite ou pasta de amendoim: qual é o melhor para o pré-treino? Muita gente tem essa dúvida, já que os dois produtos são fontes importantes de energia. Ambos servem de alimento para antes do treino, mas podem ter melhor aproveitamento a depender do exercício físico, de acordo com a nutricionista Karinee Abrahim, do Instituto Nutrindo Ideais.
Benefícios do doce de leite como pré-treino:
É rico em açúcares simples, que podem ser absorvidos rapidamente pelo corpo, proporcionando uma fonte rápida de energia para o treino;
É fonte concentrada de carboidratos, o que pode ser benéfico para o desempenho durante o treino. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo durante atividades físicas.
Benefícios da pasta de amendoim como pré-treino:
Rica em gorduras saudáveis, principalmente ácidos graxos monoinsaturados, que fornecem uma fonte de energia de liberação lenta. Isso é especialmente importante para atividades de longa duração, nas quais é necessária uma fonte constante de energia;
Gorduras e proteínas da pasta de amendoim podem ajudar a manter uma sensação de saciedade, o que pode ser útil para evitar a fome durante o treino de endurance.
Quando e quanto consumir de cada um?
Pasta de amendoim é supercalórica: uma colher de sopa tem, em média, 90 kcal e 9g de gordura. Por isso e por também ser uma fonte de proteína, seria mais interessante no pós-treino ou no lanche, além de ajudar na saciedade.
Já o doce de leite é uma ótima opção de pré-treino, sendo consumido idealmente 30 minutos antes do treino: uma colher de sopa tem, em média, 65 kcal e 12g de carboidratos. Portanto, duas colheres antes do treino seriam o suficiente para se exercitar com energia.
Afinal, qual é melhor?
Segundo a nutricionista, a melhor utilização de cada produto depende da finalidade.
— O doce de leite é uma energia de forma rápida por ter um maior aporte de carboidratos. É uma boa opção para treinos mais curtos de até 1h, como por exemplo, musculação, crossfit e beach tênis.
— Já a pasta de amendoim, por proporcionar uma energia de forma mais lenta e a gordura não ser uma fonte imediata de energia, nos esportes de endurance se encaixa melhor, que são treinos mais longos e contínuos, por exemplo, corrida, ciclismo e triatlo.