Voltar ao Início

Você está em:

Duas taças de vinho podem atingir limite de açúcar

Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Uma análise de mais de 30 garrafas de vinho mostrou que duas taças podem ser suficientes para atingir o limite diário de açúcar recomendado para adultos.
A pesquisa, encomendada pela Alcohol Health Alliance UK, constatou que algumas garrafas continham até 59g de açúcar — mais do que um donut com cobertura de glacê.

Um laboratório independente analisou garrafas de vinho tinto, branco, rosé, frutado e espumante de marcas populares do Reino Unido.
Nenhuma das garrafas continha informações nutricionais nos rótulos, uma vez que atualmente não é exigido por lei no país.

O teor calórico estava indicado apenas em um quinto das garrafas analisadas pelo laboratório.
Ativistas estão fazendo um apelo por mudanças, para informar melhor os consumidores de vinho sobre quantas calorias e quanto açúcar eles estão ingerindo.

O sistema público de saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) recomenda que os adultos consumam no máximo 30g de "açúcar livre" por dia, o que inclui o açúcar presente em sucos de frutas ou o açúcar adicionado a alimentos ou bebidas.
A análise mostra que é possível atingir o limite diário de açúcar de um adulto tomando duas taças médias de alguns vinhos.
O estudo também descobriu que os vinhos mais fracos estavam entre os que continham mais açúcar, o que significa que não eram necessariamente uma escolha saudável, apesar do menor teor alcoólico.
No Reino Unido, é exigido que as bebidas alcoólicas exibam seu volume e intensidade em unidades de álcool por volume (ABV, na sigla em inglês).

O rótulo também precisa identificar quaisquer alérgenos comuns, mas não há nenhuma exigência em relação aos ingredientes, advertências relativas à saúde ou valor nutricional, como encontrado em muitos outros alimentos e bebidas.

Uma pesquisa do instituto britânico YouGov, realizada no ano passado com mais de 12 mil pessoas, mostrou que 61% queriam informações sobre calorias nos rótulos dos vinhos — e mais de 50% dos entrevistados gostariam de ver a quantidade de açúcar listada.
Em 2020, o governo do Reino Unido realizou uma consulta sobre se as calorias deveriam ser indicadas em bebidas alcoólicas — mas não houve uma consulta sobre se o teor de açúcar deveria ser apresentado.
Miles Beale, que lidera a Wine and Spirit Trade Association, afirma que os membros do grupo querem que as pessoas tenham acesso a informações nutricionais para todas as bebidas alcoólicas, mas sugere que sejam disponibilizadas online.

Posts Relacionados

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Meninas estão entrando na puberdade mais cedo, possivelmente devido à exposição a poluentes atmosféricos

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Mulheres vivem mais do que homens, mas com saúde pior, revela estudo

Pesquisa analisou dados sobre as 20 principais doenças causadoras de morte. Resultado mostra influência de fatores biológicos

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

Cortisol é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

"Hormônio do estresse" ganhou fama de vilão, com vídeos nas redes sociais culpando um suposto desequilíbrio hormonal

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Sedentarismo e sobrepeso em crianças afetam o desempenho na escola

Os pesquisadores comprovaram a relação dos exercícios físicos com o desempenho cognitivo dos alunos

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

Zolpidem: ‘Pacientes tomam 300 comprimidos por dia’

O remédio usado no tratamento contra a insônia, disponível no mercado há mais de 30 anos, ganhou protagonismo maior na última década, pela junção de

Como é feita a aplicação do balão intragástrico e para quem é indicado?

A Academia Mineira de Medicina de Minas Gerais alerta para a importância do diagnóstico precoce em casos de complicações com o balão gástrico, procedimento recomendado

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

O que acontece no seu cérebro quando você navega no celular

Deslizar o dedo pela tela do celular enquanto conferimos fotos e vídeos é um hábito que pode consumir horas das nossas vidas

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos

A boa notícia é que a atividade física é a melhor garantia para a qualidade de vida de mulheres na meia-idade

pt_BRPortuguese