Espirro, coriza, tosse, dor de garganta. Quando as temperaturas baixam, esses sintomas começam a aparecer e a fazer parte da rotina. Mas você sabe se o que está sentindo é gripe ou resfriado?
Com as temperaturas mais baixas, os ambientes ficam mais fechados e úmidos, criando o cenário perfeito para infecções causadas por vírus respiratórios. Por isso, no inverno, há uma tendência forte de aumento na circulação desse tipo de vírus.
Segundo os dados mais recentes do InfoGripe, que monitora os casos de síndrome respiratória, até julho foram registrados mais de 40 mil casos das doenças — antes mesmo do frio chegar para valer.
O pneumologista Luiz Ricardo Melo, da Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP), para entender quais as diferenças e como identificar quando é gripe ou resfriado.
Gripe x Resfriado
As duas doenças são causadas por vírus, têm sintomas parecidos, mas têm intensidades diferentes.
Resfriado: pode ser causado por mais de 100 tipos de vírus respiratórios, como o rinovírus e o metapneumovírus. Um conjunto de sintomas leves é a principal marca de um resfriado. Ou seja, ele te deixa meio para baixo, mas não chega a te derrubar.
Gripe: os sintomas são bem mais intensos e chegam de uma vez só. Diferente do resfriado, a gripe, sim, é capaz de te derrubar. Na classe dos vírus, os mais comuns são o Influenza e o Sars-CoV-2.
A maior diferença entre a gripe e um resfriado é a intensidade dos sintomas que derruba a pessoa e a impede de seguir com a rotina.
“Na gripe, os sintomas vêm com muito mais intensidade. É uma doença que derruba, deixa a pessoa de 'molho' mesmo. Entre os sinais clássicos estão a dor no corpo generalizada e a febre, que geralmente não vem nos resfriados”, explica o pneumologista Luiz Ricardo.
O que fazer?
O médico explica que a gripe pode evoluir para quadros mais graves, como a pneumonia, que exige tratamento específico. Por isso, é preciso acompanhamento médico e a automedicação é contraindicada.
Resfriado
O resfriado traz quase os mesmos sintomas da gripe, é como uma gripe leve. Os médicos explicam que é mais uma situação incômoda com coriza, espirros e que passa em alguns dias.
Sintomas:
Espirro
Tosse
Coriza
Dor de garganta
Apesar dos apelos dos medicamentos "antigripais" expostos nas prateleiras das farmácias, esses medicamentos não combatem o vírus, apenas os sintomas.
Posts Relacionados
Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos
Um novo consenso de especialistas europeus simplificou os critérios de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes
Microagulhamento: como funciona a técnica que promete melhorar a beleza e a saúde da pele
Ele é feito com agulhas de metal muito finas que fazem microperfurações na pele e, podem estimular a produção de colágeno
Como os exercícios físicos ajudam na saúde mental?
Exercícios físicos têm impacto na saúde mental devido a uma combinação de efeitos fisiológicos, neuroquímicos e psicossociais
O impacto de um diagnóstico de Alzheimer precoce
Grupos de apoio são fundamentais para lidar com a situação, que também é devastadora do ponto de vista financeiro
Remédio nem sempre é indicado para tratar insônia; entenda mais sobre o distúrbio
A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de adormecer, permanecer dormindo ou ambos
Sociedade Internacional de Menopausa defende os benefícios da reposição hormonal
Com acompanhamento médico, até mulheres acima dos 65 anos poderiam ter uma melhora em sua qualidade de vida
Casos de mpox passam de 100 mil em todo o mundo, diz OMS
Novo relatório divulgado pela OMS mostra que desde 1º de janeiro de 2022 foram registrados 103.048 casos da doença
Mulheres com endometriose têm 20% mais risco de infarto ou AVC, aponta pesquisa
Trabalho apresentado em congresso de cardiologia revela que doença pode lesar o coração e os vasos sanguíneos