Espirro, coriza, tosse, dor de garganta. Quando as temperaturas baixam, esses sintomas começam a aparecer e a fazer parte da rotina. Mas você sabe se o que está sentindo é gripe ou resfriado?
Com as temperaturas mais baixas, os ambientes ficam mais fechados e úmidos, criando o cenário perfeito para infecções causadas por vírus respiratórios. Por isso, no inverno, há uma tendência forte de aumento na circulação desse tipo de vírus.
Segundo os dados mais recentes do InfoGripe, que monitora os casos de síndrome respiratória, até julho foram registrados mais de 40 mil casos das doenças — antes mesmo do frio chegar para valer.
O pneumologista Luiz Ricardo Melo, da Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP), para entender quais as diferenças e como identificar quando é gripe ou resfriado.
Gripe x Resfriado
As duas doenças são causadas por vírus, têm sintomas parecidos, mas têm intensidades diferentes.
Resfriado: pode ser causado por mais de 100 tipos de vírus respiratórios, como o rinovírus e o metapneumovírus. Um conjunto de sintomas leves é a principal marca de um resfriado. Ou seja, ele te deixa meio para baixo, mas não chega a te derrubar.
Gripe: os sintomas são bem mais intensos e chegam de uma vez só. Diferente do resfriado, a gripe, sim, é capaz de te derrubar. Na classe dos vírus, os mais comuns são o Influenza e o Sars-CoV-2.
A maior diferença entre a gripe e um resfriado é a intensidade dos sintomas que derruba a pessoa e a impede de seguir com a rotina.
“Na gripe, os sintomas vêm com muito mais intensidade. É uma doença que derruba, deixa a pessoa de 'molho' mesmo. Entre os sinais clássicos estão a dor no corpo generalizada e a febre, que geralmente não vem nos resfriados”, explica o pneumologista Luiz Ricardo.
O que fazer?
O médico explica que a gripe pode evoluir para quadros mais graves, como a pneumonia, que exige tratamento específico. Por isso, é preciso acompanhamento médico e a automedicação é contraindicada.
Resfriado
O resfriado traz quase os mesmos sintomas da gripe, é como uma gripe leve. Os médicos explicam que é mais uma situação incômoda com coriza, espirros e que passa em alguns dias.
Sintomas:
Espirro
Tosse
Coriza
Dor de garganta
Apesar dos apelos dos medicamentos "antigripais" expostos nas prateleiras das farmácias, esses medicamentos não combatem o vírus, apenas os sintomas.
Posts Relacionados
Por que o risco de osteoartrite é maior em mulheres na pós-menopausa
A osteoartrite é uma doença das articulações, que se caracteriza pela degeneração das cartilagens, com alta prevalência entre idosos
Glutamina: o que é o aminoácido que fortalece imunidade
Embora a indústria ofereça diversas versões desse suplemento, a glutamina já está presente no nosso corpo
Lipedema: a ‘nova’ doença na lista da OMS que talvez você tenha sem saber
Doença foi descrita pela primeira vez em 1940 e que até hoje é comumente confundida com obesidade ou excesso de gordura
FPS 30, 60 ou 100: o fator de proteção solar realmente importa?
O fator de proteção solar (FPS) indica o tempo adicional que sua pele pode ficar exposta ao sol sem se queimar
Afinal, comer ovo faz bem ou faz mal à saúde? Confira o que diz a ciência
Um estudo descobriu que adicionar um ovo à salada pode aumentar a quantidade de vitamina E que nosso organismo incorpora
O que acontece com o corpo quando você toma pouca água?
Trabalhadores do campo, que têm mais dificuldade de manterem a hidratação frequente diante de temperaturas mais altas
O que acontece se eu tomar água com limão todos os dias?
Equipe do pesquisador francês Cyril Rivat busca entender por que moléculas como a morfina pioram a dor de certos pacientes
Alho, canja, vitamina C, zinco: o que funciona contra o resfriado
Existem cerca de 200 vírus que causam a infecção. E parece haver quase a mesma quantidade de remédios caseiros