Escrever sobre sentimentos, ter um diário ou um caderno para contar sobre o dia. Estes são alguns exemplos de hábitos cotidianos para quem adota a prática de escrever só por diversão, mas, quando essa prática é associada ao tratamento terapêutico ou com psicólogos, é possível utilizar também o fortalecimento da saúde mental.
A psicóloga, Alciângela Bernardes, especialista em Avaliação Psicológica e Psicologia Positiva, utiliza a escrita terapêutica nos atendimentos e falou sobre a eficácia do método.
“A escrita terapêutica é uma prática em que o ato de escrever é utilizado como uma forma de terapia, permitindo ao indivíduo expressar suas emoções, pensamentos e experiências. Ela se tornou uma alternativa para terapia devido à sua eficácia na promoção da autoconsciência, autoexploração e bem-estar emocional”, explica.
Este tratamento é recomendado como uma abordagem complementar à terapia tradicional, podendo ser incorporada em sessões terapêuticas ou praticada de forma individual, e também como forma de autorreflexão e autocuidado.
A escrita como terapia pode proporcionar uma série de benefícios para jovens que enfrentam problemas de saúde mental. Além de servir como um meio de expressão, se torna mais fácil estruturar e organizar os pensamentos e emoções.
De acordo com a psicóloga, o diferencial dessa metodologia é o uso da escrita como uma ferramenta de autoexploração e cura emocional.
“Ela é mais indicada para pessoas que apreciam expressar suas emoções e pensamentos por meio da escrita, e que buscam uma abordagem criativa e introspectiva para lidar com questões pessoais e emocionais”, explicou.
Para Arianne Vieira, estudante, a prática é utilizada para o tratamento de ansiedade e estresse com resultados satisfatórios.
“A escrita terapeutica tem me ajudado muito na redução do meu estresse, tive um aumento melhor no entendimento de certo assuntos. Assim, eu posso expressar meus sentimentos em forma de escrita e consigo lidar melhor com certos assuntos
Os benefícios da prática incluem também aumento da clareza mental, fortalecimento da resiliência emocional, melhoria da autoestima e resolução de questões emocionais não processadas.
Para encontrar profissionais que abordam a escrita terapêutica, você pode procurar por terapeutas ou psicólogos que se especializam nessa abordagem específica, analisar perfis profissionais ou pedir recomendações para encontrar um profissional adequado.