Você já se perguntou por que o barulho da chuva é tão reconfortante? Ou por que o som constante de uma cachoeira e das ondas do mar pode acalmar?
As frequências graves e profundas desses sons desencadearam uma tendência crescente no TikTok nos últimos meses.
Os usuários descobriram e passaram a compartilhar os benefícios do ruído marrom — o primo menos conhecido e menos estudado do ruído branco.
Essa tendência crescente está fazendo as pessoas se voltarem para o ruído marrom em uma tentativa de bloquear as distrações da vida moderna — ou seus próprios pensamentos acelerados.
Acredita-se que o som ajuda as pessoas a se concentrar, dormir mais facilmente e pode até contribuir para gerenciar alguma neurodiversidade, como o TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade).
O que é ruído marrom?
Diferentemente do ruído branco, que reproduz todas as frequências de som detectáveis igualmente ao mesmo tempo, o ruído marrom tem uma ênfase maior nos tons graves mais baixos que são audíveis ao ouvido humano.
Ele parece menos com um assobio do que o ruído branco, pois as frequências mais altas estão menos presentes.
Pode ser ouvido, por exemplo, no interior de um avião e em muitos fenômenos naturais.
O "marrom" (brown, em inglês) não é uma referência à cor, mas sim ao movimento browniano, o movimento do pólen na água identificado pela primeira vez pelo botânico Robert Brown há quase 200 anos, em 1827.
Uma representação gráfica do sinal sonoro imita um "padrão browniano", que é de onde vem o nome ruído marrom (brown noise, em inglês). Por isso às vezes é chamado também de ruído browniano.
Muitas vezes, também é chamado de "ruído vermelho", por uma analogia com a luz. A luz vermelha possui mais ondas de menor frequência do que a luz branca, assim como o ruído marrom tem mais ondas de menor frequência do que o ruído branco.
O aumento de sua popularidade foi impulsionado em grande parte pela comunidade de TDAH nas redes sociais. A hashtag #brownnoise tem 86,1 milhões de visualizações no TikTok, ao passo que os usuários compartilham os benefícios do ruído de fundo.
Ruído marrom e neurodiversidade
O ruído marrom tem sido menos estudado do que o ruído branco, mas pesquisas sobre este último descobriram que ele pode oferecer alguns benefícios para pessoas com TDAH.