Você está em:

Os riscos de energéticos pré-treino com cafeína, que prometem resultado rápido

Vendidos em cápsulas ou como bebidas, os pré-treinos são turbinados com cafeína e vendidos sem prescrição médica
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Com o verão e a proximidade do Carnaval, é comum ver nas academias frequentadores empolgados com pré-treinos turbinados com cafeína, que prometem resultados mais rápidos. Nas redes sociais, há milhares de vídeos, inclusive com adolescentes, sobre seus "efeitos milagrosos". Mas atenção: não é bem assim!

Vendidos em cápsulas ou como bebidas, os pré-treinos são estimulantes que usam como base, principalmente, cafeína e podem ser comprados sem prescrição médica. Na internet, há inúmeras marcas anunciadas.
No entanto, eles não são indicados para todas as pessoas e têm uma série de riscos. Arritmia, palpitação, ansiedade e muita adrenalina são alguns dos sintomas de quem toma esse suplemento sem orientação profissional.

As bebidas e cápsulas de pré-treino chegam a ter 300 mg de cafeína por dose, quase o limite diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 400 mg. Para quem tem problemas cardíacos, o uso pode ser fatal.

O que especialistas explicam é que a cafeína é indicada apenas para atletas profissionais e com acompanhamento médico.

"A cafeína como pré-treino só é recomendada para atleta de alto nível, que compete. É para quem os milésimos de segundos fazem diferença no pódio. Há muitos riscos e qual o benefício de se arriscar para melhorar em segundos a sua corrida na esteira? A substância não é capaz de fazer as pessoas saírem de amadoras para atletas profissionais." — Bruno Gualdano, professor do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da USP

Para quem o pré-treino com cafeína é recomendado?
A médica do esporte Fernanda Rodrigues explica que a cafeína como pré-treino só é indicada para atletas de alto rendimento e competidores profissionais.

Não há qualquer indicação para pessoas que apenas fazem musculação, caminham ou praticam qualquer atividade de forma amadora.

"A gente usa isso com atletas profissionais e, mesmo assim, só em casos específicos. Nem com o atleta profissional a gente pode usar todos os dias, inclusive porque o corpo pode criar uma adaptação àquele alto volume de cafeína, que deixa de ser eficaz como antes", explica Fernanda.
A contraindicação vem com o alerta dos médicos sobre o efeito da substância no corpo, principalmente no coração, que, em alguns casos, pode ser fatal.

A diferença entre as cápsulas ou bebidas pré-treino e o café de todos os dias é o tempo de entrega da quantidade de cafeína. É possível chegar a 400 mg de cafeína com o café, mas, para isso, são necessárias até quatro xícaras (e não se toma esse volume em minutos). Já com o pré-treino, sim, e isso pode sobrecarregar o coração.
No cérebro, a cafeína estimula a produção de adrenalina no corpo, que é uma substância vasoconstritora. Com isso, ela estreita os vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Há outros efeitos colaterais como: agravamento de quadros de ansiedade, vertigens, insônia, problemas de estômago e diarreia.

Além disso, a cafeína é um diurético, substância que atua nos rins aumentando a eliminação de água do corpo. Com isso, a pessoa pode desidratar e sobrecarregar o rim.

Posts Relacionados

Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos

Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos

Um novo consenso de especialistas europeus simplificou os critérios de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes

Microagulhamento: como funciona a técnica que promete melhorar a beleza e a saúde da pele

Microagulhamento: como funciona a técnica que promete melhorar a beleza e a saúde da pele

Ele é feito com agulhas de metal muito finas que fazem microperfurações na pele e, podem estimular a produção de colágeno

Como os exercícios físicos ajudam na saúde mental?

Como os exercícios físicos ajudam na saúde mental?

Exercícios físicos têm impacto na saúde mental devido a uma combinação de efeitos fisiológicos, neuroquímicos e psicossociais

O impacto de um diagnóstico de Alzheimer precoce

Grupos de apoio são fundamentais para lidar com a situação, que também é devastadora do ponto de vista financeiro

Remédio nem sempre é indicado para tratar insônia; entenda mais sobre o distúrbio

Remédio nem sempre é indicado para tratar insônia; entenda mais sobre o distúrbio

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de adormecer, permanecer dormindo ou ambos

Sociedade Internacional de Menopausa defende os benefícios da reposição hormonal

Sociedade Internacional de Menopausa defende os benefícios da reposição hormonal

Com acompanhamento médico, até mulheres acima dos 65 anos poderiam ter uma melhora em sua qualidade de vida

Casos de mpox passam de 100 mil em todo o mundo, diz OMS

Casos de mpox passam de 100 mil em todo o mundo, diz OMS

Novo relatório divulgado pela OMS mostra que desde 1º de janeiro de 2022 foram registrados 103.048 casos da doença

Mulheres com endometriose têm 20% mais risco de infarto ou AVC, aponta pesquisa

Mulheres com endometriose têm 20% mais risco de infarto ou AVC, aponta pesquisa

Trabalho apresentado em congresso de cardiologia revela que doença pode lesar o coração e os vasos sanguíneos

pt_BRPortuguese