Embora os millennials (nascidos entre 1981 e 1995) estejam no seu ápice sexual, ou perto dele, existem relatos de que alguns membros dessa geração em todo o mundo estão se "afastando do sexo". Os fóruns de millennials - incluindo o r/DeadBedrooms - confirmam essa tendência, especialmente entre os casais casados e em relacionamentos longos.
E estatísticas recentes contam uma história similar. Uma pesquisa de 2021 entre adultos com 18 a 45 anos de idade nos Estados Unidos, realizada pelo Instituto Kinsey da Universidade de Indiana e pela empresa de produtos eróticos Lovehoney, demonstrou que, entre os adultos casados, os millennials foram os mais propensos a "relatar problemas com desejo sexual no último ano".
A pesquisa demonstrou que 25,8% dos millennials casados relataram esse problema, enquanto apenas 10,5% dos casados da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e 21,2% dos adultos casados da geração X (nascidos entre cerca de 1965 e 1980) relataram a mesma situação.
"O baixo nível de desejo não é necessariamente sinônimo de um casamento sem sexo", segundo o pesquisador Justin Lehmiller, do Instituto Kinsey, mas "quando um ou os dois parceiros de um casamento enfrentam redução do desejo sexual, a frequência do sexo normalmente cai - e a perda do desejo é uma das maiores razões para que os casamentos acabem ficando sem sexo."
Mas o que, exatamente, está acontecendo? Terapeutas sexuais e pesquisadores indicam uma série de fatores que podem explicar os casamentos sem sexo dos millennials, que vão desde os seus atuais estágios de vida até a toda-poderosa influência da internet.
Mas, independentemente das razões específicas dos problemas sexuais, esta geração está, acima de tudo, tendo que enfrentar obstáculos únicos, e até sem precedentes, para atingir vidas sexuais saudáveis.
O peso do estresse
Estresse em demasia pode atrapalhar a vida sexual de qualquer pessoa - e os millennials, especialmente, têm sérios problemas com cortisol, o hormônio controlador do estresse.
"O estresse é um dos maiores assassinos da libido", afirma Lehmiller, "e os millennials são um grupo particularmente estressado de muitas formas, especialmente em comparação com a geração X".
Os principais estágios da vida são um fator. Muitos millennials estão na idade em que estão sendo pais pela primeira vez ou têm filhos pequenos. É uma fase extenuante da vida das pessoas.