Você costuma ficar cansado, sem fôlego ou notar seus batimentos cardíacos? Talvez seus amigos tenham comentado que você está mais pálido?
Se a resposta for sim, você pode estar com anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva), o distúrbio nutricional mais comum do planeta.
Mais de 30% da população mundial é anêmica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esta é uma condição na qual há baixa concentração de hemoglobina no sangue, o que significa que menos oxigênio chega às células.
Mas a anemia por deficiência de ferro não deve ser autodiagnosticada ou medicada —, não só os sintomas podem indicar outra doença, como sobrecarregar o corpo com ferro pode ser perigoso, uma vez que o acúmulo excessivo desse mineral pode danificar o fígado e causar outras complicações.
Portanto, você deve consultar um médico se sentir:
fadiga extrema e falta de energia;
falta de ar;
batimentos cardíacos perceptíveis (palpitações);
pele pálida.
Estes são os sintomas mais comuns, de acordo com o sistema público de saúde do Reino Unido, o NHS, e a Clínica Mayo, uma das maiores organizações de pesquisa médica dos Estados Unidos, embora existam outros menos comuns, incluindo:
dor de cabeça, tontura ou vertigem;
inflamação ou dor na língua;
queda de cabelo: observar que sai mais cabelo ao escovar ou lavar no banho;
desejo de comer substâncias que não são alimentos, como papel ou gelo, uma condição conhecida como síndrome de pica ou alotriofagia;
feridas abertas dolorosas (úlceras) nos cantos da boca;
unhas em forma de colher ou quebradiças;
síndrome das pernas inquietas, transtorno que causa um forte desejo de mover as pernas.
Ferro heme e não-heme
Há dois tipos de ferro: heme e não-heme.
O ferro heme é proveniente de fontes animais — e é mais facilmente absorvido pelo organismo. Você o encontra nos seguintes alimentos:
carne vermelha;
fígado;
ovos;
peixes.
E há boas fontes de ferro em verduras folhosas de cor verde-escura, como couve e espinafre, e leguminosas, como feijão, ervilha e lentilha.
O problema é que estes não são heme, o que significa que você não absorve tanto ferro de fontes vegetais quanto da carne vermelha.