Segundo a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do setor de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), usar maquiagem todos os dias não necessariamente envelhece se o uso, a limpeza e a hidratação da pele forem feitos como indicado.
“Ao fazer uma grande cobertura, você não permite a irradiação solar na superfície da pele como se você não tivesse [passado] nada. Então, uma grande cobertura não permite a incidência dos raios de sol diretamente”.
Por outro lado, se a maquiagem não for usada de forma adequada, pode trazer danos para pele e causar desequilíbrios que podem aumentar os sinais de envelhecimento, como explicado pela dermatologista Marcelle Nogueira, médica dermatologista pela USP, especialista em envelhecimento da pele e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Sinais de envelhecimento na pele [aparecem] principalmente quando o paciente usa produtos que não são adequados para o tipo de pele dele”, explica Marcelle.
Como a pele pode piorar usando maquiagem todo dia?
Os dermatologistas afirmam que, geralmente, produtos que não condizem com a pele do usuário podem prejudicar a pele causando:
Obstrução dos poros;
Mudança na qualidade da pele e no pH;
Espinhas e cravos;
Alergias;
Aumento da oleosidade;
Comedões (lesões de acne que surgem principalmente na zona “T” (testa, nariz e queixo); e
Doenças de pele.
Produtos sem oleosidade: Para que isso não aconteça, Elisete Crocco indica não comprar produtos que tenham muitas bases e componentes de muita oleosidade.
Remoção correta: A dermatologista acrescenta que "a grande questão é se a pessoa não faz uma remoção correta da maquiagem”.
Higienização dos pincéis: Outro ponto reforçado por Vitor Bechara, dermatologista especialista pela SBD e professor de cosmiatria na UFRJ, é a higienização dos pincéis ou esponjinhas que podem transmitir infecções bacterianas e causar infecções na pele.
Ele indica lavar pelo menos uma vez na semana ou a cada 15 dias os utensílios com água morna e sabonete líquido neutro.
“As infecções de pele podem se apresentar como pápulas avermelhadas e até mesmo pústulas”, que são bolinhas de pus, explica Vitor.
Como cuidar da pele gastando pouco?
Para quem tem um orçamento máximo para gastar com a pele, produtos para priorizar são:
Sabonete adequado para a pele do rosto;
Água micelar ou tônico;
Hidratante leve;
Esfoliante.