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Mais brasileiros passaram a levar marmita para economizar, diz pesquisa

Número de trabalhadores que optaram pela comida levada de casa subiu 12,3% em um ano
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Amanda Omura

O número de pessoas que, para não ter que comer fora, passaram a levar marmita por causa da inflação subiu 12,3% em um ano.

Os dados são da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, que ouviu 11,3 mil brasileiros. A pesquisa analisa trimestralmente o comportamento de consumo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza do lar e artigos de higiene e beleza pessoal no país.

A Kantar apurou que as pessoas gastam, em média, R$ 10,72 por marmita por dia, ante uma conta média de R$ 17,81 por refeição fora.

O levantamento comparou os 12 meses entre outubro de 2020 e setembro de 2021 e o período seguinte.
A sondagem da Kantar apontou também que a volta à rotina de trabalho e às atividades sociais fora do lar com o fim das restrições sociais impostas pela pandemia de covid levou a uma redução de 11,1% nas ocasiões de almoço em casa.

Mudança na despensa

Como forma de driblar a inflação, os brasileiros também estão aderindo a alimentos mais em conta e mais práticos, até para preparar as marmitas. A pesquisa aponta que muitas das mudanças de hábitos verificadas estão atreladas à simplicidade no preparo e ao baixo custo dos alimentos.

Passaram a aparecer mais nas despensas:
Massas frescas;
Salsichas;
Hambúrgueres;
Lanches prontos;
Batatas congeladas.

Perderam espaço:
Óleos;
Legumes;
Carne bovina;
Ervas e especiarias;
Arroz.

Impacto também no café da manhã

O Kantar observou impactos no café da manhã. Perderam espaço à mesa:
Leite UHT;
Pão industrializado;
Requeijão;
Biscoitos;
Torradas.

Ganharam espaço:
Margarina;
Mortadela;
Iogurte;
Leite em pó;
Pão artesanal.

“Nosso cenário econômico ainda é desafiador. Categorias de baixo custo, fácil preparo e que garantam indulgência para o consumidor têm boa oportunidade de crescimento”, destacou Jenifer Ferreira, executiva sênior e responsável pela pesquisa.

A pesquisa

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país, representando 59 milhões de lares do brasil, e do Painel de Uso da Kantar, que coleta dados de 970 domicílios por trimestre e contempla 3.800 indivíduos que representam 55 milhões de brasileiros, em sete regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Salvador).

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