O futebol pode ter um novo método de punição em sua disputa. Um cartão azul será introduzido na modalidade profissional para punir lances anti-desportivos dentro das partidas. A novidade será anunciada na sexta-feira, pela International Football Association Board (Ifab). Os testes devem começar já no verão europeu. A informação é do jornal britânico Telegraph Sport.
O cartão azul fará com que os jogadores sejam removidos do campo por dez minutos se praticarem uma simulação, faltas de antijogo ou mostrarem desrespeito a um árbitro. Caso o jogador receba dois cartões azuis, ou um amarelo e um azul, receberá o cartão vermelho em seguida e será expulso da partida.
Será o primeiro cartão a ser adicionado no esporte profissional desde o advento dos cartões amarelos e vermelhos na Copa do Mundo de 1970 no México. No entanto, nesta etapa inicial da implementação, as competições de alto nível (como Copa do Mundo) estão excluídas dos testes.
Competições como a Copa da Inglatera e a Women's FA Cup, na Inglaterra, e até mesmo a Champions League da temporada 2024-2025 já podem ter a nova medida de punição de acordo com a publicação britânica.
Novas regras
"O ex-jogador Thierry Henry é um dos comentaristas mais influentes do futebol europeu. E aproveitando o moral que possui, ele sugeriu cinco novas regras para melhorar o esporte. A ideia surgiu em meio a semana da coroação do novo Rei da Inglaterra, com o craque francês dizendo o que faria se fosse um “rei” em um programa da emissora CBS Sports. Vamos a elas, nas palavras do próprio Henry:
Punição para cera
“Primeira regra: quando uma equipe se recusa a jogar – com perda de tempo ou jogar a bola para fora –, o árbitro pode assinalar uma falta ao time prejudicado, como acontece no rúgbi.”
Ponto extra por gols
“Se um time marcar pelo menos três gols num jogo, ganha mais um ponto. Não importa o resultado. Mesmo que perca por 5 a 3, por exemplo.”
Coletiva de árbitros
“A terceira regra, e esta é importante para mim: os árbitros têm de falar com os jornalistas no final dos jogos. E usar um microfone durante as partidas para explicarem as decisões que tomam”.