Na Bolívia ou na Espanha, nomes do Oeste Paulista marcaram presença em competições internacionais do atletismo neste final de semana. Destaque especial para o maratonista olímpico Paulo Roberto de Paula, cujo feito envolve recorde e conquista de vaga no Mundial. E, ainda, teve pódio de velocista da região no Sul-Americano Indoor.
Começando pelo feito de Paulo, ele encarou a Maratona de Sevilha e terminou os 42km com o tempo de 2h09min50s. Assim, alcançou sua melhor marca pessoal e o recorde sul-americano da categoria entre 40 e 44 anos. A marca garante uma vaga no Mundial de Eugene, em Oregon (EUA), em julho.
Natural de Pacaembu e criado em Irapuru, Paulo tem 42 anos e é o atleta mais velho entre a elite atual de maratonistas mundiais, como destacou a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). São três Olimpíadas no currículo. Na última delas, em Tóquio, foi o único dos três brasileiros a completar.
O atleta da Nova Alta Paulista mora em Portugal e treina ao lado do irmão, o ex-atleta Luís Fernando. Em 2020, a Maratona de Sevilha também virou palco da conquista para os Jogos de Tóquio. Na oportunidade, o tempo registrado apontou 2h10min08s.