Você está em:

Rússia anuncia vitória em regiões ucranianas

O governo russo - que organizou as consultas públicas - afirmou 96% dos votantes escolheram a anexação à Rússia
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

A Rússia anunciou nesta terça-feira (27) o resultado parcial do referendo que realizou nos últimos dias em quatro regiões ucranianas ocupadas. O governo russo - que organizou as consultas públicas - afirmou 96% dos votantes escolheram a anexação à Rússia, segundo a agência de notícias estatal do país Tass.

Kiev não reconhece os resultados e afirmou que a consulta pública é uma farsa. Já o chefe do Parlamento russo disse que, com o resultado, as áreas podem ser anexadas em 4 de outubro.

A votação ocorreu desde sexta-feira (23) e durante cinco dias em quatro regiões da Ucrânia - Donetsk e Luhansk, no leste, e Zaporizhzhia e Kherson, no sul. Juntas, elas respondem por 15% do território ucraniano.

O resultado parcial abre caminho para o presidente Vladimir Putin anexar as quatro áreas e, a partir daí, declarar qualquer tentativa de Kiev de recuperar o território como uma declaração de guerra. Em pronunciamento pela TV na semana passada, Putin afirmou que estava disposto a usar armas nucleares para defender a "integridade territorial" da Rússia.

Valentina Matviyenko, chefe da câmara alta do parlamento russo, disse que se os resultados da votação forem favoráveis, poderá considerar a incorporação das quatro regiões até 4 de outubro.
A Ucrânia advertiu repetidamente que a anexação russa de territórios adicionais destruiria qualquer chance de negociações de paz.

A agência de notícias russa RIA disse que as contagens iniciais mostraram maiorias variando de 96,97% na região de Kherson, com base em 14% dos votos contados, a 98,19% em Zaporizhzhia, com base em 18% da contagem.

Ucrânia e Otan discutem aumento de apoio militar às tropas de Kiev
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que discutiu nesta terça-feira (27) mais apoio às forças armadas da Ucrânia pelos Estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em uma ligação com o secretário-geral do bloco, Jens Stoltenberg.

Posts Relacionados

EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque

EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque

Medida anunciada pelo Departamento do Tesouro americano amplia restrições aos setores petrolífero e petroquímico iranianos

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional que pare de enviar armas a Israel

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

No Conselho de Segurança da ONU, chanceler francês disse que Líbano pode atingir ponto de não retorno em caso de uma guerra

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

O governo de Javier Milei afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado

Câmara dos deputados do México aprova reforma

Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

55 pessoas também ficaram feridas. Em post, Zelensky apelou a aliados para que o país seja autorizado a usar armas de longo alcance

pt_BRPortuguese