Você está em:

Rússia x Ucrânia: taiwaneses estão lutando no conflito

Um pequeno número de pessoas, que vê paralelos com a situação da ilha, viajaram para lutar no conflito que acontece no Leste Europeu
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Em uma igreja na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, a mãe de Tseng Sheng-guang vê pela última vez o seu filho, quando o corpo do jovem foi colocado em um caixão.

Ela se juntou a outros parentes e vários ucranianos que desejavam prestar homenagem a um homem que morreu a milhares de quilômetros de casa, lutando por um país que nunca havia visitado antes.

"Sheng-guang, meu filho, quero que saiba que você foi muito corajoso", disse ela mais tarde. "Você sempre será meu bebê e estou orgulhosa de você."

Tseng, de 25 anos, estava lutando com as forças de defesa territorial da Legião Internacional da Ucrânia quando foi morto no mês passado na cidade de Lyman. Ele foi o primeiro taiwanês a morrer lutando na Ucrânia.

Em um comunicado divulgado após a morte, o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que Tseng "deu sua vida à luta pela liberdade da Ucrânia".

Milhares de soldados estrangeiros viajaram para o país com o objetivo de participar do conflito. O número de taiwaneses entre eles é pequeno, estimado em cerca de dez.

Mas a invasão russa repercutiu na ilha autogovernada do outro lado do mundo. A China reivindica Taiwan como parte de seu território e disse que o unificará pela força, se necessário. Taiwan se vê como independente.

As tensões no Estreito de Taiwan aumentaram de forma acentuada após a visita da política americana Nancy Pelosi em agosto, o que enfureceu Pequim. A China respondeu com exercícios militares ao redor da ilha.

Sammy Lin, que fez amizade com Tseng por meio de plataformas online, disse que ele estava preocupado que Taiwan pudesse um dia sofrer o mesmo destino que a Ucrânia.

"Lembro-me dele dizendo a amigos que não podia ficar parado enquanto o povo ucraniano estava sendo abusado e morto pelos russos", afirmou.

Tseng foi "uma das pessoas mais justas" que Sammy diz já ter conhecido.

Posts Relacionados

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

Israel anuncia novo pacote de ajuda militar dos EUA

o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional que pare de enviar armas a Israel

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

França e EUA trabalham em plano de cessar-fogo

No Conselho de Segurança da ONU, chanceler francês disse que Líbano pode atingir ponto de não retorno em caso de uma guerra

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

Economia encolhe mais do que o esperado na Argentina

O governo de Javier Milei afirma que as medidas de corte de custos são necessárias para controlar a inflação mais alta do mundo

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Pagers: Hezbollah usa aparelho da década de 1990

Dispositivos de membros do grupo extremista explodiram nesta terça (17), deixando mortos e ferindo centenas de pessoas

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Trump não chegou a entrar na mira de suspeito

Rowe também confirmou em coletiva que o suspeito não realizou disparos e fugiu do local assim que foi avistado

Câmara dos deputados do México aprova reforma

Câmara aprovou uma reforma judicial que institui o voto direto para cargos do Judiciário no país. O projeto segue agora para o Senado

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

Ataque da Rússia à Ucrânia deixa 6 mortos

55 pessoas também ficaram feridas. Em post, Zelensky apelou a aliados para que o país seja autorizado a usar armas de longo alcance

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Macron se recusa a nomear governo de esquerda

Presidente francês afirmou que plano de governo da esquerda seria 'censurado' na Assembleia e defendeu estabilidade institucional

pt_BRPortuguese