Você está em:

Zelensky e Putin homenageiam mulheres por papel na guerra

Líderes da Ucrânia e da Rússia fazem discursos no Dia Internacional da Mulher com referências à presença feminina no conflito
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Inimigos antagônicos, os presidentes Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, e Vladimir Putin, da Rússia, agradeceram nesta quarta-feira (8) o papel das mulheres no conflito entre os dois países por ocasião do dia 8 de março.

Zelensky, em discurso gravado, disse ser um dia para "lembrar, pensar e agradecer a todas as mulheres que sacrificaram suas vidas" pelo país.
"Acho importante dizer isso hoje. Agradecer a todas as mulheres que trabalham, ensinam, estudam, economizam, cuidam e lutam pela Ucrânia", disse.

No vídeo, o líder ucraniano prometeu, mais uma vez, vitória a seus compatriotas. "Juntos somos mais fortes, juntos somos invencíveis e juntos podemos vencer", declarou.

Já em Moscou, Putin aproveitou o dia para saudar as mulheres que "cumprem o seu dever" ao serviço da Rússia, em alusão à ofensiva militar na Ucrânia. Ele falou durante uma cerimônia de entrega de condecorações a mulheres que, segundo o governo, se destacam na sociedade russa em diferentes áreas, como a militar.
"Hoje, quando a Rússia mais uma vez enfrenta ameaças diretas à sua segurança e soberania, vemos inúmeros exemplos de coragem e determinação", declarou. "Há mulheres nesta sala que cumprem com honra seu dever militar", disse Putin, que expressou ainda sua "gratidão a todas as mulheres".

A cerimônia também entregou o prêmio "Mãe Heroína", destinado a mulheres com dez filhos ou mais na Rússia. Apenas duas pessoas receberam a premiação no ato.

Um ano de guerra
A guerra da Ucrânia compeltou um ano no fim de fevereiro, com a perspectiva de seguir se arrastando ao longo de 2023 e ameaças de Moscou de uma retomada de territórios. O governo russo também tem dado indícios de uma possível parceria com a China.

Kiev, por outro lado, tem se apoiado no envio de armas e equipamentos militares por países do Ocidente, com os tanques alemães Leopard 2, para conseguir expulsar as tropas russas, que controlam atualmente cerca de 20% do território ucraniano, no leste do país.

Posts Relacionados

Israel bombardeia zona humanitária em Gaza

Israel bombardeia zona humanitária em Gaza

Exército israelense afirma que alvo dos ataques em acampamento era um assessor do diretor de polícia do território

Deportação tem assustado famílias norte-americanas

Deportação tem assustado famílias norte-americanas

Imigrantes que se casaram com americanos e tiveram filhos correm o risco de serem obrigados a deixarem o país durante o governo Trump

Renúncia de vice-premiê mergulha Canadá em crise

Renúncia de vice-premiê mergulha Canadá em crise

O primeiro-ministro, Justin Trudeau, se expôs a um momento de fragilidade a menos de um ano para as eleições canadenses

Milei promete reduzir 90% dos impostos federais em 2025

Milei promete reduzir 90% dos impostos federais em 2025

Ele prometeu uma série de reformas estruturais e falou sobre sua intenção de firmar um acordo de livre-comércio com os EUA

Terremoto devastador que é aguardado na Califórnia

Terremoto devastador que é aguardado na Califórnia

Especialistas acreditam que fenômeno de alta intensidade chamado de Big One pode acontecer em algum momento no oeste dos EUA

Israel confirma morte de Hashem Safieddine

Israel confirma morte de Hashem Safieddine

Possível sucessor de Nasrallah, chefe do Hezbollah, Safieddine comandava o conselho executivo do grupo extremista

Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia

Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia

Morales está sendo investigado pelo Ministério Público por supostamente abusar de uma menor de idade em 2015, quando era presidente

EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque

EUA anunciam novas sanções contra Irã após ataque

Medida anunciada pelo Departamento do Tesouro americano amplia restrições aos setores petrolífero e petroquímico iranianos

pt_BRPortuguese