O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta quinta-feira (5) que vai retomar as obras de cinco mil unidades do programa habitacional Minha Casa Minha Vida — que foi rebatizado de Casa Verde e Amarela no governo Jair Bolsonaro.
De acordo com Jader Filho, as obras das unidades que estavam paralisadas serão retomadas imediatamente. "Neste mês [de janeiro] agora, nós vamos retomar 5 mil casas”, disse o ministro em entrevista.
O ministro também disse que há 83 mil moradias com obras paradas no Minha Casa Minha Vida, segundo levantamento concluído nesta quinta-feira pela pasta.
"Recebi de Lula a orientação de que o foco principal do ministério tem que ser o Minha Casa Minha Vida”, afirmou.
Jader Filho tomou posse nesta semana e terá orçamento de R$ 10 bilhões para o programa de habitações populares.
No dia da posse, na última terça-feira (3), ele disse que o programa foi descontinuado na gestão anterior. Afirmou que a prioridade será a faixa 1 do programa, composta por famílias de menor renda.
Promessas
Lula se comprometeu a retomar, "todas as obras que tiverem condições de serem retomadas”.
“O PAC foi uma coisa extraordinária, porque não foi um projeto de construção de infraestrutura pensado a partir do gabinete da Presidência. Foi construído com empresários, governadores e prefeitos. É o que pretendo retomar se a gente ganhar as eleições a partir de 1º de janeiro”, afirmou.
Sobre o Minha Casa Minha Vida, criado em 2009 e substituído no governo Jair Bolsonaro pelo Casa Verde e Amarela, Lula afirmou que o programa habitacional vai "voltar a ser um programa de governo".
Aos empresários, Lula voltou a defender que o Estado deve investir recursos do Orçamento em projetos de infraestrutura.
O candidato do PT repetiu ainda que “dinheiro em caixa não é bom". "Dinheiro bom é dinheiro em obra", afirmou.
“Não tenho medo de dívida do governo. A dívida do governo é ruim quando ela é feita para você ficar pagando custeio. Mas uma dívida feita para construir um ativo novo, uma coisa que vá dar recebíveis a esse país, é muito importante que a gente tenha a capacidade até de fazer endividamento”, disse Lula.