Você está em:

Doce de leite pós-jogo pode? Saiba por que jogadores consomem ‘sobremesa’

O doce de leite é açúcar. Ou seja, carboidrato. Os atletas precisam de um carboidrato de rápida digestão após os jogos
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

Após a vitória por 4x1 contra a Coreia do Sul, o atacante Richarlison degustava um chup-chup de doce de leite. "É pra quem faz gol", disse o craque em tom de brincadeira durante entrevista. Perguntado se era liberado, ele explicou que o doce fica à disposição dos atletas e "quem quer pegar, pega".

O chup-chup é um agrado para os jogadores ou faz parte de uma estratégia pós-jogo?
"O doce de leite (açúcar) é um carboidrato de rápida absorção. Quando pensamos em recuperação, de fato esse carbo de rápida digestão faz sentido", explica Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em nutrição clínica funcional.

Haiek ressalta que essa estratégia é bem pontual e vale para os atletas de alto rendimento durante as competições. Ou seja, uma pessoa que acabou de fazer uma caminhada deve evitar o docinho, já que não tem o mesmo esforço de um jogador.
"Isso é pontual, é o que funciona naquele momento [do jogo]. Ajuda na recuperação muscular, mas não é para todo mundo. O próprio jogador não deve fazer isso no dia a dia. Ele deve optar por alimentos mais saudáveis, itens mais naturais que funcionam", diz.

Vale lembrar que não existe uma quantidade "ideal" ou "indicada". Tudo depende do organismo, do peso, da altura e do objetivo da pessoa.

"Se a pessoa quer ganhar massa muscular, as quantidades são ajustadas para que haja superávit calórico. Se a pessoa quer emagrecer, ela precisa do déficit calórico. Um docinho colocado no contexto de cada um não vai emagrecer ou engordar. Ele isoladamente não será um problema", completa a nutricionista.

Além do doce de leite (que é uma opção muito gostosa), outros carbos "práticos" também funcionam no pós-jogo: frutas, sucos, salada de frutas. "Se for pensar só na composição, o doce de leite é ok. Mas não podemos esquecer da qualidade. É melhor ingerir um carbo de rápida absorção que nutra o corpo", avalia a nutricionista.

E qual a função do carboidrato?
O carboidrato é a estrela da festa na alimentação dos atletas, junto com a proteína. A função do carbo é o estoque de energia. No pós-treino (ou pós-jogo), ele vai ajudar na recuperação muscular. Os jogadores têm um desgaste muito grande e vão precisar desse nutriente.

"Depois de um jogo intenso, que exigiu muito do organismo do atleta, precisamos pensar no estoque de carboidrato, de energia. Ele é feito na forma de glicogênio muscular e hepático, o armazenamento é feito no músculo e no fígado. O carboidrato é a principal forma para repor o glicogênio e ficar preparado para outras atividades do dia", esclarece Gisele.

Haiek explica que até uma hora pós-jogo, o corpo está pronto para fazer essa reserva rápida - o momento perfeito para a recuperação. Por isso, o indicado é o carboidrato de rápida absorção. "Se o alimento tiver muita fibra, se for combinado com gordura, a digestão acaba sendo mais lenta, o que não é interessante para o atleta".

Posts Relacionados

O que acontece com o corpo quando você corta o carboidrato da alimentação

O que acontece com o corpo quando você corta o carboidrato da alimentação

Decisão pode impactar na balança num curto período. Estratégia pode ser insustentável a longo prazo

Evitar chocolate ao leite e comer o amargo pode diminuir risco de diabetes

Evitar chocolate ao leite e comer o amargo pode diminuir risco de diabetes

A pesquisa não comprovou que o chocolate em si foi responsável por esse benefício à saúde mas é um indicativo

Divã em alta: por que tanta gente está virando psicanalista ou psicólogo?

Divã em alta: por que tanta gente está virando psicanalista ou psicólogo?

O Censo da Educação Superior aponta que a procura por cursos de psicologia disparou no Brasil entre 2010 e 2021

Depressão altera região do cérebro ligada à atenção

Depressão altera região do cérebro ligada à atenção

Estudo mostra que mudança no cérebro aparece antes do surgimento dos primeiros sintomas da depressão

Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos

Hipertensão: por que a pressão ’12 por 8′ passou a ser considerada alta por médicos

Um novo consenso de especialistas europeus simplificou os critérios de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes

Microagulhamento: como funciona a técnica que promete melhorar a beleza e a saúde da pele

Microagulhamento: como funciona a técnica que promete melhorar a beleza e a saúde da pele

Ele é feito com agulhas de metal muito finas que fazem microperfurações na pele e, podem estimular a produção de colágeno

Como os exercícios físicos ajudam na saúde mental?

Como os exercícios físicos ajudam na saúde mental?

Exercícios físicos têm impacto na saúde mental devido a uma combinação de efeitos fisiológicos, neuroquímicos e psicossociais

O impacto de um diagnóstico de Alzheimer precoce

Grupos de apoio são fundamentais para lidar com a situação, que também é devastadora do ponto de vista financeiro

pt_BRPortuguese