Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, feito com dados do Caged, mostra que 54% das vagas previstas para jovens aprendizes nas empresas estão desocupadas no Brasil. São mais de 540 mil oportunidades que deveriam ser destinadas a eles, mas ainda não foram preenchidas.
E a ocupação delas está na lei: as empresas têm que reservar uma parte das vagas (de 5% a 15%) para aprendizes de 14 a 24 anos que estejam estudando, ou que já tenham terminado o ensino médio.
Um projeto na grande Florianópolis tenta preparar os jovens para a inserção no mercado de trabalho. O "Rito de Passagem" ajuda pessoas de 14 a 22 anos a trabalhar na capital catarinense. Lá, os jovens têm aulas de cidadania, informática, linguagens, arte e cultura. E ainda aprendem a se comunicar melhor.
"Quando eles são inseridos no mercado de trabalho, não impacta só a eles mesmos enquanto jovens, mas também à sua família, a sua comunidade", salientou Tamiris Moreira Espíndola, coordenadora do projeto Rito de Passagem.
Só no primeiro semestre deste ano, 231 estudantes participaram do projeto. Apesar disso, mesmo com a capacitação, 150 deles não conseguiram um emprego como jovem aprendiz. A mão de obra existe, mas ainda não tem espaço para todo mundo.
A auditora fiscal do trabalho Luciana Carvalho conta que neste ano, mais de 5 mil empresas foram multadas no Brasil por descumprirem a lei.
"As empresas às vezes veem aprendizagem profissional como custo e não enxergam como uma oportunidade para continuação do seu negócio. Esse jovem, terminada a aprendizagem, é mão de obra qualificada e amanhã você pode contratá-lo", argumentou.
Lei
Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, é uma lei que estabelece que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. A porcentagem de aprendizes dentro das organizações varia entre 5% e 15%.
O programa tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho.