A cerveja Capitão Senra voltará a ser produzida pela Cervejaria Três Lobos, responsável pela marca Backer. A informação foi divulgada pela empresa nesta sexta-feira (8).
De acordo com a cervejaria, ela afirma que obteve a aprovação para a retomada da produção de cervejas no parque industrial, em Belo Horizonte. Apesar de não informar data para o início do retorno, a empresa garante que será "o mais breve possível".
Segundo a assessoria de imprensa dela, a autorização partiu dos seguintes órgãos: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Prefeitura de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em maio do ano passado, a cervejaria anunciou que voltaria comercializar a cerveja Capitão Senra.
À época, a cervejaria não havia informado o novo endereço de fabricação, mas no rótulo da nova Capitão Senra constava que o produto era produzido pela cervejaria Germânia, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.
A produção de bebidas na fábrica da empresa, em Belo Horizonte, estava proibida devido à contaminação das cervejas da Backer com dietilenoglicol, caso que veio à tona em janeiro de 2020.
Ao todo, dez vítimas morreram e várias outras tiveram sequelas.
O que dizem os órgãos citados
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que "a liberação do empreendimento para a produção comercial cabe ao Ministério da Agricultura. A Licença Ambiental emitida pela SMMA permite a operação para a produção em formato teste, para que seja submetida à aprovação do Ministério". Segundo o município, no teste de produção, passam todos os produtos para que seja atestada a qualidade.
Veja a nota na íntegra da Cervejaria Três Lobos:
"A Cervejaria Três Lobos informa que obteve a aprovação para a retomada da produção de cervejas em seu parque industrial. O processo de reabertura contou com o acompanhamento das autoridades e órgãos competentes e observou todos os critérios legais e técnicos.
A empresa destaca que sempre teve e mantém total interesse na apuração de toda e qualquer irregularidade relacionada à produção e, por isso, segue contribuindo efetivamente com o trabalho dos órgãos de controle e fiscalização.
A cervejaria ressalta ainda que não mede esforços para oferecer apoio às vítimas e suas famílias e a retomada da produção cervejeira será um fator decisivo para ampliar a assistência médica e financeira".