“Negativamos”, escreveu Fátima Bernardes nesta quinta-feira (17) em seu Twitter, ao postar uma foto de dois testes de antígeno para Covid-19. No entanto, a apresentadora do "The Voice Brasil" foi alertada por seguidores de que o teste que estava em sua mão não indicava um resultado negativo, mas sim positivo para a doença.
O motivo da confusão está na marcação das linhas que aparecem na hora de fazer o teste, que atualmente pode ser comprado em farmácias e feito em casa pelo próprio paciente.
Na foto, o teste que está à direita, possivelmente na mão do namorado de Fátima, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), mostrou apenas um risco na linha C, o que indica um resultado negativo para Covid-19.
Mas no teste que está à esquerda, na mão de Fátima, apareceram dois traços: um mais escuro na linha C e outro na linha T – esse quase imperceptível.
Horas depois, Fátima voltou às redes para dizer que, após alerta dos seguidores, falou com um médico que apontou que o sombreado que apareceu no teste dela ainda indica um resultado positivo, e disse que manterá o isolamento.
Como interpretar
A confusão é mais do que comum na hora de fazer um teste de antígeno para Covid em casa, sem a ajuda de um profissional da saúde. Fabricantes trabalham até uma espécie de “régua de cores” para orientar os usuários a interpretar o resultado.
“Quanto mais forte a linha, maior o risco de transmissão. Uma linha fraca indica uma carga viral menor, mas um risco de transmissão ainda existente. O ideal é que o isolamento ocorra pelo menos até o momento em que a linha desapareça por completo”, escreveu no Twitter Vitor Mori, doutor em engenharia biomédica pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do Observatório Covid-19.
Um teste rápido pode ser interpretado da seguinte forma:
negativo: surgimento de apenas uma linha colorida na área de controle (indicado pela letra C no teste);
positivo: surgimento de duas linhas coloridas, uma na área C e outra na área teste (indicada pela letra T), independentemente da intensidade dessa última linha.