O trabalho híbrido, que é a mistura entre o exercício do ofício de formas presencial e em home office, ficou popular ainda durante a pandemia, e seguiu sendo utilizado por boa parte das empresas depois do fim dela. Tempos depois do retorno aos escritórios, o modelo profissional provocou uma mudança no trânsito da maior cidade do país.
Em São Paulo, mais gente tem escolhido trabalhar de casa às segundas e sextas-feiras. E por causa disso, os efeitos são instantâneos: mais gente tem andado de carro na terça, quarta e quinta-feira.
O acompanhamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo revela que a terça, a quarta e a quinta-feira foram os dias da semana que registraram a maior alta na média da lentidão do trânsito.
Em relação ao ano passado, a média de lentidão às terças subiu 8,9%. Às quartas, 9% e 5,8% às quintas. Já o começo e o fim da semana tiveram variações menos expressivas: as segundas registraram uma alta de 3,8% e as sextas uma queda de 2,3%.
Terça-feira (alta de 8,9%)
2023 - 318 km
2022 - 292 km
Quarta-feira (️alta de 9%)
2023 - 327 km
2022 - 300 km
Quinta-feira (alta de 5,8%)
2023 - 342 km
2022 - 323 km
As menores mudanças no trânsito paulistano foram registradas nos outros dias:
Segunda-feira (alta de 3,8%)
2023 - 240 km
2022 - 231 km
Sexta-feira (queda de 2,3%)
2023 - 326 km
2022 - 334 km
Para o setor de bares e restaurantes, menos gente circulando na sexta significa mais clientes na quinta. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luiz Hirata, revelou que o dia está tendo até mais movimento que as sextas-feiras em alguns casos.
“A gente tem notado que a quinta-feira tem sido um dia extremamente forte, as vezes até superando as sextas-feiras. Acho que isso acontece muito por conta do serviço de home office que as empresas ainda fazem, algumas estão no sistema híbrido, não estão 100% (presencial). E eu acredito que na quinta-feira o pessoal está quase todo na rua, e o movimento fica mais forte na quinta-feira”, explicou.