A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizaram nesta quinta-feira (26) um leilão de concessão da BR-040 para a iniciativa privada. O evento aconteceu na B3, a bolsa de valores de São Paulo.
O trecho, conhecido como a "Rota dos Cristais", foi arrematado pela empresa Vinci Highways SAS, representada pela corretora Planner, com uma proposta de desconto de 14,32% para o valor do pedágio.
A empresa venceu o leilão por ter apresentado o maior desconto — ou seja, o menor valor para a tarifa. O prazo de concessão será de 30 anos.
Além da Vinci Highways, concorreram:
o fundo BTG Pactual Infraestrutura 3 (que ofereceu um desconto de 7,50%);
o consórcio Nova BR-040 (desconto de 9,09%);
e a CCR SA (desconto de 1,75%).
Após a divulgação do resultado, o diretor executivo da Vinci Highways para a América Latina, Laurent Cavrois, afirmou que a empresa irá "melhorar a conectividade, oferecer serviços de qualidade aos usuários, implementar políticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região".
"Sabemos da importância do transporte rodoviário para o crescimento do Brasil e estamos prontos para agregar valor a essa infraestrutura, tornando-a mais segura, eficiente e adaptada às necessidades do futuro", disse.
Extensão e investimentos
A rodovia tem 594,8 km de extensão e conecta a região do Centro-Oeste a Minas Gerais e Rio de Janeiro, ligando os trechos de Cristalina (GO) a Belo Horizonte (MG).
A expectativa do governo é que a empresa vencedora realize investimentos totais de cerca de R$ 12 bilhões, dos quais:
R$ 6,4 bilhões para investimentos em infraestrutura;
e R$ 5,6 bilhões para os custos operacionais da rodovia.
Os investimentos devem dar conta das melhorias planejadas pelo governo, que vão "desde a recuperação e manutenção da rodovia até a expansão de sua capacidade, visando garantir um alto nível de serviço e segurança para os usuários".
O que o governo espera
O governo destaca que a Rota dos Cristais desempenha um "papel estratégico no escoamento de produtos e na mobilidade entre as regiões" que o trecho percorre e que a "sua modernização é considerada essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região".
Para essa modernização, o projeto de concessão da rota prevê que a empresa vencedora do leilão realize pelo menos as seguintes melhorias previstas:
Duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário;
Construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais;
Instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna;
Implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância.
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