Ministros do governo federal e representantes da Fraport, empresa que administra o aeroporto Salgado Filho, discutem na tarde desta terça-feira (18) a recuperação do terminal de Porto Alegre, fechado por tempo indeterminado.
A reunião marcada para as 16h30 será coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa e também terá a presença dos ministros Paulo Pimenta (Apoio à Reconstrução do RS) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). O governo espera a participação por videoconferência o CEO da Fraport, Stefan Schult.
As chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul no mês passaram alagaram o Salgado Filho, que precisou ser fechado. A Fraport iniciou a operação de limpeza e aguarda o resultado de testes de segurança na pista. A companhia também solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o reequilíbrio financeiro do contrato de concessão.
Concessão
Na véspera do encontro, durante audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), o ministro Paulo Pimenta disse que considera a reunião "decisiva" para que o governo federal saiba o que a Fraport fará para cumprir obrigações de contrato.
"O tema do aeroporto é sem dúvida alguma a prioridade do ponto de vista da logística, da conectividade do Rio Grande do Sul. Amanhã [hoje], nós temos uma reunião importante com a direção mundial da empresa [Fraport], participação do CEO mundial da Fraport, para que a gente possa, a partir dessa reunião, ouvindo a concessionária, tomar as decisões que precisam ser tomadas", disse o ministro.
Em carta enviada à OAB-RS, a Fraport disse não ter interesse na devolução do aeroporto. O tema ganhou destaque após o site GZH informar que a concessionária devolveria a concessão caso não receba recursos para reforma do terminal.
O Salgado Filho foi concedido por 25 anos a partir de agosto de 2017. O contrato em curso é válido até 2042, segundo a Anac.
Pista
Pimenta defendeu na audiência da OAB-RS retomar a operação sem que a reforma do Salgado Filho esteja concluída, desde que seja atestada a segurança da pista. Não há prazo para reabertura, porém estimativas indicaram para retomada dos voos em dezembro.
Posts Relacionados
Eleições: cidades com mais de 200 mil eleitores terão ‘tempo real da apuração’ por zona
Essas 103 cidades podem ter segundo turno se nenhum candidato ultrapassar 50% dos votos válidos
Eleições 2024: Justiça Eleitoral começa a fazer os ajustes finais nas urnas eletrônicas
571 mil urnas estão sendo preparadas. Nessa fase, todo o funcionamento das urnas é avaliado - vídeo, som, teclado, impressoras
Suicídio entre adolescentes aumenta de forma mais acelerada do que nas demais idades
Aumento foi identificado entre pessoas de 10 a 19 anos e compara a faixa etária dos jovens adultos, com entre 20 e 29 anos
Resistência a antibióticos pode causar mais de 39 milhões de mortes até 2050
Pesquisa mostra que as mortes causadas pelo Staphylococcus aureus são as que mais aumentaram no mundo nas últimas três décadas
5 animais peçonhentos mais perigosos do Brasil causam 451 mortes e 340 mil ataques por ano
Acidentes com escorpiões, serpentes, aranhas, abelhas e lagartas são comuns, mas podem ser evitados
Nova vacina contra mpox diminui gravidade da doença em primatas, mostra estudo
Imunizante em estudo pela Moderna reduziu a duração da doença em mais de 10 dias e mostrou-se mais eficaz
Trecho do Rio Solimões no AM tem menor nível da história e pode isolar cidades
As duas piores marcas já atingidas no Alto Solimões tinham sido registradas no fim do processo de vazante dos rios
Pesquisa da Unirio dá esperança para amamentação de mães com HIV em tratamento
Em nova pesquisa colostro coletado de mulheres não apresentava o vírus quando o tratamento era feito da forma correta