O carnaval de rua do Rio de Janeiro terá 453 desfiles em 2024, segundo a lista preliminar da Empresa de Turismo do Rio de Janeiro (Riotur), divulgada nesta quinta-feira (4). O número representa uma redução de três desfiles no total, na comparação com o carnaval de 2023.
Contudo, o total de megablocos que desfilam no Centro do Rio aumentou de 8 para 10. São considerados megablocos aqueles que têm mais de 100 mil foliões.
A programação dos grandes desfiles terá início no dia 20 de janeiro, três semanas antes do carnaval, com show do Carrossel de Emoções.
Além das apresentações tradicionais, como Fervo da Lud, Cordão do Bola Preta e Monobloco, as novidades desse ano são: Bloco da Gold e Bloco Chá da Alice.
“A gente espera ter 5 milhões de pessoas curtindo os blocos de rua do Rio de Janeiro”, disse Ronnie Costa, presidente da Riotur, em coletiva de imprensa.
Segundo ele, o órgão recebeu inscrição de 700 blocos interessados em desfilar. Foi feito um cadastro preliminar, mas somente 453 foram aprovados. Depois disso, eles passaram a buscar autorizações de órgãos estaduais, como Bombeiros e Polícia Militar, por exemplo.
O período com a maior concentração de blocos será entre 7 e 14 de fevereiro, com 244 desfiles.
Os megablocos desfilam somente no Centro.
Calendário dos megablocos:
Carrossel de Emoções - 20/01 - Sábado (3 semanas antes do carnaval)
Bloco Chá da Alice - 21/01 - Domingo (3 semanas antes do carnaval)
Bloco da Gold - 27/01 - Sábado (2 semanas antes do carnaval)
Bloco da Lexa - 28/01 - Domingo (2 semanas antes do carnaval)
Bloco Chora Me Liga - 03/02 - Sábado (1 semanas antes do carnaval)
Bloco da Favorita homenageia Bloco da Preta - 04/02 - Domingo (1 semanas antes do carnaval)
Cordão do Bola Preta - 10/02 - Sábado de carnaval
Fervo da Lud - 13/02 - Terça-feira de carnaval
Bloco da Anitta - 17/02 - Sábado pós-carnaval
Monobloco - 18/02 - Domingo pós-carnaval
As informações com a agenda oficial de blocos e informações sobre organização estarão em um aplicativo a partir de 12 de janeiro e no site.