Você está em:

EUA aprovam ajuda militar direta para Taiwan

O anúncio de que os EUA iriam dar dinheiro para Taiwan foi feito pelo Departamento de Estado ao Congresso do país na terça-feira
Picture of Amanda Omura

Amanda Omura

O governo do presidente Joe Biden aprovou, pela primeira vez, uma ajuda militar direta dos Estados Unidos para Taiwan. A China, que considera que Taiwan é parte do território dela, afirmou nesta quinta-feira (31) que poderá haver consequências para "a segurança" da ilha.

O anúncio de que os EUA iriam dar dinheiro para Taiwan foi feito pelo Departamento de Estado (órgão equivalmente ao Ministério de Relações Exteriores) ao Congresso do país na terça-feira. Foram anúnciados US$ 80 milhões (cerca de R$ 395,2 milhões).

O Departamento de Estado dos EUA não deu explicações sobre a ajuda publicamente, mas uma fonte familiarizada com o anúncio disse que na prática o dinheiro vai ser empregado em melhoras na vigilância no mar.
A assistência precisa da aprovação do Congresso, o que é praticamente certo, uma vez que tanto os legisladores democratas quanto os republicanos apoiam Taiwan.

Essa é a primeira vez que os EUA dão dinheiro para Taiwan por um programa do governo americano chamado Financiamento Militar Estrangeiro.
Reação da China
O Minstério da Defesa da China afirmou que a ajuda militar dos EUA vai prejudicar a ilha.

Wu Qian, um porta-voz do MInistério da Defesa da China, disse que "a ajuda e as vendas militares dos EUA para Taiwan apenas alimentam o complexo militar-industrial americano e prejudicam a segurança e o bem-estar dos compatriotas de Taiwan".
"Nesse sentido, o Exército de Libertação Popular irá, como sempre, tomar todas as medidas necessárias para contrabalançá-las com determinação", afirmou ele (Exército de Libertação Popular é o exército chinês).

EUA e a política da ambiguidade estratégica
O governo da China não reconhece a existência do Estado de Taiwan --para os chineses, a ilha é parte do território chinês.

Os EUA têm uma política de ambiguidade estratégica --para poder manter relações com a China, oficialmente, os americanos não reconhecem Taiwan como um Estado, mas na prática agem como se Taiwan fosse um país independente.

Posts Relacionados

Mistura para apagar fogo cria cenários cor-de-rosa

Mistura para apagar fogo cria cenários cor-de-rosa

O objetivo do elemento é retardar o avanço das chamas, que já provocaram mais de 20 mortes e destruíram centenas de casas

Israel bombardeia zona humanitária em Gaza

Israel bombardeia zona humanitária em Gaza

Exército israelense afirma que alvo dos ataques em acampamento era um assessor do diretor de polícia do território

Deportação tem assustado famílias norte-americanas

Deportação tem assustado famílias norte-americanas

Imigrantes que se casaram com americanos e tiveram filhos correm o risco de serem obrigados a deixarem o país durante o governo Trump

Renúncia de vice-premiê mergulha Canadá em crise

Renúncia de vice-premiê mergulha Canadá em crise

O primeiro-ministro, Justin Trudeau, se expôs a um momento de fragilidade a menos de um ano para as eleições canadenses

Milei promete reduzir 90% dos impostos federais em 2025

Milei promete reduzir 90% dos impostos federais em 2025

Ele prometeu uma série de reformas estruturais e falou sobre sua intenção de firmar um acordo de livre-comércio com os EUA

Terremoto devastador que é aguardado na Califórnia

Terremoto devastador que é aguardado na Califórnia

Especialistas acreditam que fenômeno de alta intensidade chamado de Big One pode acontecer em algum momento no oeste dos EUA

Israel confirma morte de Hashem Safieddine

Israel confirma morte de Hashem Safieddine

Possível sucessor de Nasrallah, chefe do Hezbollah, Safieddine comandava o conselho executivo do grupo extremista

Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia

Onda de bloqueios de rodovias se espalha na Bolívia

Morales está sendo investigado pelo Ministério Público por supostamente abusar de uma menor de idade em 2015, quando era presidente

pt_BRPortuguese